Geral

Diabetes: treinamento de servidores da saúde e acesso a tratamento

Tema foi discutido em audiência pública promovida pela Câmara de Cachoeiro

Foto: Reprodução

O município precisa garantir os direitos previstos pela lei federal 11.347/2006 e prover ao paciente de diabetes acesso gratuito a insumos e medicamentos, para o tratamento adequado. Este foi o principal argumento defendido na audiência pública “Políticas Públicas em Diabetes”, realizada nesta quarta-feira (16) pela Câmara Municipal em conjunto com a Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (Adies).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Além de vereadores, profissionais da área da saúde, pacientes e membros da associação, a audiência contou com a presença do secretário municipal de saúde, Alex Wingler e outras autoridades. Entre elas, o deputado estadual Allan Ferreira e a nutricionista Rafaela Donadeli, que representou seu marido, o deputado estadual Bruno Resende – ambos os parlamentares, que participam da comissão de saúde da Assembleia Legislativa, colocaram seus gabinetes à disposição da associação.

O presidente da Câmara e proponente da audiência, vereador Brás Zagotto, ficou satisfeito com o nível de comprometimento dos presentes à audiência. “Tivemos hoje propostas efetivas de articulação entre instâncias variadas, e não tenho dúvidas de que algumas medidas necessárias serão tomadas de forma urgente”, disse Brás.

Treinamento

O vereador Arildo Bucker (Boleba-PDT) fez um depoimento pessoal e corajoso, assumindo ter vivido grande parte de sua vida com diabetes e obesidade, até passar por uma cirurgia bariátrica, poucos meses atrás. Hoje, a doença está controlada, mas ainda exige cuidados. “É uma vida que não desejo a ninguém, e a saúde pública realmente precisa melhorar muito o atendimento”, contou o vereador.

Para Lorena Bucker, coordenadora da associação, casos como o do vereador Boleba comprovam a necessidade de o município promover o monitoramento de glicose e o treinamento de todos os profissionais das UBS’s para detecção precoce e tratamento de diabetes, proposta apresentada durante a audiência ao secretário Wingler, que se mostrou receptivo à ideia. Já a representante da Superintendência Regional de Saúde, Priscila Santos de Oliveira Rocha, convidou os membros da associação a participarem de reuniões no órgão estadual, que, segundo ela, pode contribuir com a operacionalização dos treinamentos dos servidores municipais da saúde.

Diagnóstico

Na audiência, a representante da associação Michele Medina apresentou um painel geral sobre a doença no Brasil. Segundo ela, em 2021, 270 mil pessoas morreram no Brasil devido a complicações do diabetes e foram feitas pelo menos 46 amputações por dia em pacientes diabéticos. A estimativa é que 10% da população brasileira vivam com alguma das diversas formas da doença, embora 50% desse total não saibam da sua condição. “Esta é uma grande falha de base, ou seja, não buscamos o diagnóstico precoce, para que a doença não tenha agravos importantes”, afirmou Michele, também defendendo o treinamento dos profissionais de saúde municipais.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726