Profissionais de renome nacional irão avaliar projetos do Edital Paulo Gustavo
Eles foram contratados com recursos do incentivo cultural destinado ao município pelo Ministério da Cultura.

A Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta contratou pareceristas profissionais de notoriedade nacional para compor a comissão técnica de julgadores dos projetos inscritos no edital da Lei Paulo Gustavo. Eles foram contratados com recursos do incentivo cultural destinado ao município pelo Ministério da Cultura.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO papel desses profissionais será avaliar os projetos audiovisual inscritos no Edital, que têm inscrições até o próximo dia 06. Eles ainda irão participar de reuniões deliberativas (online e presencial), emitir pareceres técnicos e analisar recursos.
Um dos destaques da comissão é a produtora premiada de TV, Cinema e Audiovisual, Anna Carolina Faria Lírio, produtora das séries “A Grande Família” e “Por Toda Minha Vida”, exibidas na TV Globo. Ela também fez trabalhos para Multishow, Globosat e outras empresas. Além da mestra em educação, Saskia Sá e do artista e pesquisador circense, Carlos de Barros Sugawara, que já trabalhou para oCirque Du Soleil.
O edital é voltado ao fomento do setor audiovisual, cujo montante será de R$ 140.850,48 para 10 projetos, divididos em três módulos. O edital contempla projetos cujo ações estejam relacionadas a produções audiovisuais que tenham como objeto: criação de obras audiovisuais em formatos digitais como série e websérie; curta e médiametragem; documentário; animação; videoclipe ou gravação editada de apresentação/espetáculo artístico; videoarte; difusão de projetos já finalizados; realização de oficinas, mostras ou eventos relacionados ao setor; criação ou manutenção de cineclubes
CONHEÇA OS MEMBROS DA COMISSÃO
Saskia Sá: brasileira e vive em Vitória, no Espírito Santo. É Mestre em Educação com graduação em Comunicação Social, com extensa experiência acadêmica e em ministrar cursos e oficinas em diversas áreas culturais. É diretora e roteirista de cinema e artista visual, além de curadora de mostras de mulheres e ambientais. No momento finaliza o documentário de longa-metragem “Game Girls” e monta o curta “Dias de pouco pão e zero sonho”, roteiro adaptado do seu conto homônimo publicado na revista Suprassuma, da Editora Suma/Companhia das Letras. É escritora e agenciada pela Agência Magh. Saskia também publicou seu primeiro livro de ficção científica “Horizonte Líquido” pelo selo Teju Jagua, da Editora Urutau, além de ter inúmeros contos publicados em coletâneas e revistas de literatura fantástica.
Anna Carolina Faria Lírio – Carolina Lyrio: Produtora premiada de TV, Cinema e Audiovisual, Executiva com mais de 20 anos de experiência, especializada e pós-graduada em Master of Business Administration – Film & Television pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Jornalista e Bacharel em Comunicação Social, entre outros títulos.
Entre os principais trabalhos realizados estão as produções das séries “A Grande Família”, “Por Toda Minha Vida” (Série 4 vezes indicada ao EMMY Internacional e vencedora do prêmio APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte), Novelas, Séries, “Fantástico”, Jornalismo, entre outros da REDE GLOBO, canais de TV a cabo (Multishow/ Globosat) e abertos de televisão (Bandeirantes e Rede TV). Produção do longa-metragem “Getúlio”, de João Jardim (14 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), Produção de Filmes e Distribuição de Longa Metragens para o mercado de Cinema, Televisão, Streaming, VoD, Home Video E-commerce e Festivais. Produção do Rio International Film Festival /Festival do Rio 2010, maior festival de cinema da América Latina. Produção de vídeos institucionais para FIFA World Cup 2014 e para o mercado Publicitário, entre outros. Assistente de Direção Teatral e Atriz formada tendo participado de diversos espetáculos em todo país com grandes nomes das Artes Cênicas. Produtora Executiva, Gestora de Projetos Culturais e Ministrante de Oficinas Inclusivas de Formação no Setor do Audiovisual através da produtora Lyrio Cultural, da qual é proprietária. A empresa recebeu o Prêmio cRio de Economia Criativa 2022 como Empreendimento Criativo do ano, promovido pela ESPM e Unimed.
Atua desde 2014 como Jurada de Editais para o Audiovisual da SAv – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Analista e Parecerista de Projetos Audiovisuais da Lei Rouanet para SAv – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). Membro de Comissões de Seleção de Editais para FUNARTE – Fundação Nacional de Artes. Analista e Parecerista Internacional do Fundo do Audiovisual do Ministério da Cultura e Artes do Chile. Compõe as Comissões de Avaliação de Editais do setor Audiovisual e de Projetos Culturais de múltiplas linguagens artísticas, da área das Artes Cênicas e Integradas, para diversas Secretarias de Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal do país, além do setor privado. Foi Analista de Mérito Artístico de projetos do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual para ANCINE – Agência Nacional do Cinema de 2017 a 2021. Membro do Fórum Nacional dos Pareceristas Culturais. Participação na elaboração de Políticas públicas para o setor cultural.
Carlos de Barros Sugawara: Artista, professor, pesquisador circense e produtor cultural, faz parte do Fórum Nacional de Parecerista e trabalhou com Gestão pública na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira/SP. Formado pelo instituto de Artes da Unesp/SP se graduou primeiro em música e depois em artes cênicas, e no final de 2002 mergulhou no mundo do circo frequentando a Central do Circo e o Galpão do Circo, em 2004 iniciou o curso Técnico Circense CEFAC (centro de formação profissional em artes circenses, 4 anos) e mais tarde, depois de ter morado duas temporadas em Montreal (2008/2009 e 2011) se formou no curso superior em circo (reconhecido mundialmente e pela FEDEC) na Ecole Nationale de Cirque de Montreal no ano de 2016.No Canadá fez o curso profissional como técnico em ginástica artística Masculina e Feminina e Trampolim Acrobático (PNCE: 6026148), e depois retornou ao Brasil para morar em Florianópolis, trabalhando no Circocan e no GForC (Grupo Formação Circocan).
Autor de diversos livros voltados para as técnicas circenses (dois deles premiados pela Funarte), possui vasta experiência internacional em países como Canadá e Escócia. Atuou também como parceiro multidisciplinar do casting do Cirque du Soleil desde 2009, possui o título de Comendador e prêmios como artista, pesquisador e produtor nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
Possui experiência profissional internacional com circo tendo trabalhado em países como Canadá e Escócia e em diversas escolas de Circo como Ecole Nationale de Cirque de Montreal, Les Asymetriques, Gymnacentre, Hopla!, Le Bachulon, Centre Père Sablon, La Caserne 18-30 e Aerial Edge Circus School entre outras.
Junto a Dani Barros, e através da Cia Circo Soul e do Purple Cirque, desenvolve diversos projetos artísticos e culturais, eventos, workshops e cursos voltados para formação e capacitação circense.
Desenvolve trabalhos na área de casting: desde 2009 é parceiro multidisciplinar oficial do casting Cirque du Soleil tendo realizado em agosto de 2009 (org. e responsável) uma palestra promocional para músicos do Cirque du Soleil em Sao Paulo no IM&T (orientando, ajudando e divulgando para músicos profissionais as oportunidades e dando suporte no processo de casting para músicos) e atualmente nas audições para dançarino e bailarinos do Cirque Du Soleil, atuando também, em 2022, no período de audições da empresa e no Next Gen e workshops realizados em São Paulo pela Companhia.
Em 2022 trabalhou com o Circocan para as audições do Aida Cruises, no suporte e logística para os testes para ingresso na companhia alemã.
Desde Fevereiro de 2023 integra o Projeto FOLIA (Formação livre e Desenvolvimento em Artes Circenses) como professor e coordenador da área de Aéreos, projeto de formação profissionalizante voltado para inclusão social e diversidade, realizado pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (gestão Poiésis) e também como professor dos Ateliers de Circo na mesma unidade (às segundas e quartas das 13h às 22h).