ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Secretaria de Saúde de Cachoeiro alerta para aumento de casos de Covid

O número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro

Por Redação

3 mins de leitura

em 07 de nov de 2023, às 08h51

Foto: Márcia Leal/PMCI
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta a população para o aumento do número de casos de Covid-19 e recomenda reforçar as medidas de prevenção contra a doença.

Seguindo a tendência observada no estado do Espírito Santo, o número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro.

Frente a esse cenário, a Semus ressalta a importância da vacinação para o controle da doença. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”.

Leia também: Morre em Cachoeiro o ex-vereador José Carlos Amaral

Outra recomendação é se atentar aos sintomas e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sinais das síndromes gripais, em geral), ir a uma unidade básica de saúde ou de pronto atendimento.

Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o teste atualmente oferecido é o RT-PCR, considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) por apresentar alta especificidade (acima de 95%), isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada. O resultado é disponibilizado em até 24h.

Também é importante reforçar cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.

É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas com diagnóstico positivo de Covid-19 entre 5 e 7 dias – ou até o desaparecimento dos sintomas.

“Embora estejamos vivenciando um aumento do número de casos de Covid-19, não se trata de uma nova onda da doença. E para que este cenário seja controlado e a situação não se agrave, é imprescindível que a população busque o imunizante e fique atenta aos possíveis sinais da doença”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de cachoeiro.

Ações de vacinação

Para facilitar o acesso dos cidadãos ao imunizante contra a Covid-19 e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realiza, regularmente, ações itinerantes de vacinação.

A mais recente delas, no último fim de semana, mobilizou 50 servidores em quatro pontos de imunização, em que foram aplicadas 643 doses. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape