Saúde e Bem-estar

Idosos e crianças são os principais afetados pelas altas temperaturas

Os principais afetados com a onda de calor são idosos e crianças e os principais riscos são de desidratação devido as altas temperaturas

onda de calor no Espírito Santo
Foto: Reprodução/Internet

A sensação térmica acima dos 40 graus é ótima para quem quer curtir os dias de calor na praia. Mas no dia a dia, as temperaturas elevadas podem causar doenças e prejudicar a saúde. De acordo com o médico e coordenador do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Victor Hugo Sabino, idosos e crianças são os principais afetados pelas altas temperaturas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Divulgação

Leia também: Onda de calor: Cachoeiro distribui água para pessoas em situação de rua

Com o calor em alta, segundo o médico, aumentam também os casos de desidratação.

“O calor não é só debaixo do sol, mas também em ambientes fechados. É importante aumentar a hidratação. Muitas vezes as pessoas acabam esquecendo de beber água. Por isso é importante ter líquido sempre por perto e manter a hidratação do corpo”, orientou.

Segundo Sabino, quem tem algum tipo de comorbidade, principalmente os que sofrem de insuficiência cardíaca ou renal, precisam redobrar a atenção nesse período de calor excessivo que faz em Cachoeiro.

“É importante manter-se sempre em ambientes climatizados e evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas para evitar os riscos de desidratação”.

Crianças também são afetadas pelo calor.
Foto: Pixabay

Os sintomas mais comuns de que o corpo está desidratado são sonolência, fraqueza, náuseas, diarreia e febre. O médico lembra também que nessa época do ano é fundamental ter cuidado com os alimentos que são ingeridos, que precisam ser conservados em temperatura ideal para que não estraguem com facilidade.

“A recomendação é evitar comer alimentos que não estejam em temperaturas adequadas. E quando tirá-los da geladeira o ideal é que sejam consumidos rapidamente”, explicou. Os cuidados são necessários para que sejam reduzidos os riscos de infecções intestinais. “No calor intenso é comum o aumento desses casos, que podem gerar gastroenterite e levar a desidratação do paciente”.

Confira as recomendações para se preservar do calorão

  • Beba bastante líquido, pelo menos dois litros por dia;
  • Verifique se as crianças e os idosos estão tomando a quantidade de líquido necessária para manter a boa hidratação do organismo. Nessas faixas de idade, muitas vezes, eles se esquecem de fazê-lo;
  • Use roupas leves e evite a exposição direta ao sol nos dias muito quentes;
  • Não pratique exercícios físicos nas horas mais quentes do dia;
  • Lave bem as mãos antes das refeições e depois de ter usado o banheiro;
  • Certifique-se de que os alimentos que serão ingeridos crus foram corretamente preparados.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726