Política Nacional

Liderada por Dr. Bruno, comissão quer ampliar assistência de saúde no ES

Em visita técnica, colegiado de Saúde conheceu serviços e demandas do Hospital São José e da Santa Casa de Misericórdia

Foto: Marcos Bonn

Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Saúde foi até os hospitais filantrópicos São José e Santa Casa de Misericórdia, ambos localizados em Colatina. O objetivo foi conhecer os serviços ofertados e, durante visita técnica às unidades, o presidente do colegiado, Dr. Bruno Resende (União), avaliou que há espaço para que a assistência médica seja ampliada na região.

Na parte da manhã, a comitiva esteve no Hospital e Maternidade São José. Fundado em 1968, está localizado no centro da cidade. Lá são ofertados serviços de pediatria, UTI adulto e neonatal, clínica médica e cirúrgica e alta dependência, além de exames de análises clínicas e tomografia, entre outros.

Além desses serviços, a instituição passará a ofertar tratamento contra o câncer por meio de um centro de radioterapia, cujas obras foram vistoriadas pela comitiva. A expectativa é que com a entrega do equipamento, prevista para o primeiro semestre de 2024, colatinenses e moradores de mais 32 municípios do noroeste deixem de se deslocar até a Grande Vitória para buscar tratamento.

“O paciente quando faz esse tratamento de radioterapia geralmente o tratamento é diário. Então a gente imagina a quantidade de paciente pegando a estrada para ir e voltar para a sua residência todos os dias durante provavelmente de 20 a 30 dias de tratamento. Então isso para a população necessitada tem um impacto imenso”, explicou o diretor-geral Octacílio Calixto.

O diretor-geral apresentou as instalações ao presidente da comissão, que estava acompanhado pelo ex-deputado Renzo Vasconcelos. Eles conheceram a área externa e o interior do centro de radioterapia, como o bunker, onde ficará a máquina.

Conforme explicou Calixto, a obra já está deixando um espaço físico preparado que poderá ser usado para a instalação de uma segunda máquina. A construção está sendo financiada por meio de convênio assinado com o Ministério da Saúde no valor de R$ 10 milhões.

Em seguida o grupo se dirigiu ao Hospital São José, onde conheceu leitos pediátricos e cirúrgicos que aguardam contratualização com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Nossa porta de emergência pediátrica é a única de toda a região central norte”, afirmou o diretor.

De acordo com o gestor, a nova sala vermelha pediátrica, que recebe pacientes em urgência, tem dez leitos, mas apenas cinco são contratualizados pelo Estado. O pronto-socorro recebe pacientes de São Mateus, Linhares e demais cidades que não possuem unidade de pronto-atendimento.

Santa Casa

De tarde, o deputado percorreu as instalações da Santa Casa de Colatina, no bairro Padre José de Anchieta. A unidade teve a obra finalizada em 1991 e chegou a perder o título de filantropia após ter a gestão desmembrada da Santa Casa de Vitória (uma das financiadoras da obra), em 2011. O status foi retomado em 2014.

Além de maternidade, o hospital lista como serviços atendimentos no pronto-socorro, leitos para saúde mental, UTI adulto, ambulatório (neurologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, entre outros), diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, clínica nefrológica e laboratório de análises clínicas.

Dr. Bruno Resende se reuniu com a diretora-presidente da unidade, Santina Simonassi, que relatou os desafios de manter a sustentabilidade financeira para que o excedente possa ser aplicado na expansão dos serviços. “O objetivo principal é ofertar para a nossa população os serviços que não são ofertados na região e que fazem com que o paciente tenha que se deslocar da cidade para a capital”.

Segundo Santina, há espaço para que o hospital aumente as cirurgias eletivas de média complexidade. Além disso, a administração trabalha no sentido de torná-lo referência para maternidade de baixo risco, deixando o alto risco para o São José.

A diretora-presidente afirmou que a instituição está com as finanças equilibradas, graças, em parte, às emendas parlamentares que recebe e observou que quase a totalidade dos atendimentos prestados na unidade é voltada para pacientes do SUS.

A Comissão de Saúde percorreu as instalações do hospital, como o centro cirúrgico, maternidade, clínica médica, refeitório, capela, hemodiálise, UTI, saúde mental e o pronto-socorro municipal, cujo serviço é administrado pela Santa Casa.

O deputado Dr. Bruno Resende (União) avaliou que o trabalho do colegiado em conhecer os hospitais filantrópicos vai resultar em ações para minimizar os vazios assistenciais da região noroeste e norte capixabas. “Quando a gente fala de ampliação de serviços em uma região que tem vazios assistenciais, isso aquebranta o nosso coração”, contou. “Os filantrópicos estão aqui para somar forças”, finalizou.

O sistema de saúde público conta com o reforço dos hospitais filantrópicos, que são entidades privadas, mas sem fins lucrativos. Eles são responsáveis por reservar pelo menos 60% dos atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726