Cidades

Prefeitura institui novas legislações para fortalecer MEI em Anchieta

orientações técnicas serão ofertadas exclusivamente ao Microempreendedor Individual (MEI) ou cidadão que deseja se formalizar como MEI

Pessoas ouvindo palestra
Foto: Jonas Pereira/Gerência de Comunicação Social/Prefeitura de Anchieta

A Prefeitura de Anchieta institui dois novos decretos com intuito de fortalecer as políticas públicas para o Microempreendedor Individual (MEI). Todas iniciativas serão desenvolvidas no Pavilhão do Empreendedor Zey José Vettoraci e serão coordenadas pela Sala do Emprendedor.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Um trata sobre a criação do Núcleo de Orientação Técnica Empresarial ao Microempreendedor Individual (MEI) anchietense (Decreto nº 6473/2023). Já o outro institui o Comitê Técnico Multidisciplinar para Análise de Processos de Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Decreto-A nº 588/2023).

Com base no Decreto, a princípio, a Secretaria de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos irá requisitar servidores públicos, habilitados do quadro ativo da municipalidade, para atuarem no referido Núcleo nas áreas administrativa, contábil e Jurídica.

As orientações técnicas serão ofertadas exclusivamente ao Microempreendedor Individual (MEI) ou cidadão que deseja se formalizar como MEI, desde que moradores de Anchieta. Aliás, a Sala do Empreendedor pretende divulgar nos próximos dias a agenda do serviço, com dias e horários de atendimento, a partir de janeiro.

Comitê Técnico Multidisciplinar

Já o Comitê Técnico Multidisciplinar para Análise de Processos de Registro e Legalização de Empresas e Negócios tem como objetivo dar mais celeridade nos procedimentos de registro e legalização de empresas e negócios no sistema integrador.

Conforme o Decreto-A nº 588/2023, o Comitê deverá se reunir no Pavilhão do Empreendedor “Zey José Vettoraci”, quinzenalmente ou sempre que necessário, conforme demanda e urgência para análise e deliberações no Simplifica-ES, ou sistema similar, quanto aos processos de registro e legalização de empresas que necessitam de análise técnica conjunta.

Fazem parte do Comitê os servidores: Everlar de Jesus Oliveira – Gerente de Fiscalização de Obras e Posturas; Aquiles José dos Santos – Coordenador de Tributos Mobiliários – Secretaria da Fazenda; Gabriel Pompermayer – Gerente Operacional de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental; Geovana Santos da Silva – Coordenadora da Vigilância Sanitária; Sônia Coelho Camacho – Fiscal de Obras e Postura que atua na Sala do Empreendedor; Sandra Loyola Santa – Gerente Estratégica de Projetos e Membro do Conselho do Plano Diretor Municipal (PDM).