Política Nacional

Recontagem de votos define novos vereadores de Ibatiba; saiba quem são

A anulação de todos os votos recebidos pelos candidatos do Republicanos no município de Ibatiba, nas eleições de 2020, ocorreu após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento realizado no último dia 19.

Câmara de Vereadores de Ibatiba irá receber palestra da Assembleia Legislativa do ES.
Foto: Thompson Griffo

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) definiu os novos nomes que vão assumir os cargos de vereadores em Ibatiba.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Geilson Dias Tomaz (Cidadania), Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) e Marcus Rodrigo Amorim Florindo (PMN) irão assumir as vagas abertas na Câmara do município, após três vereadores terem sido cassados por não cumprirem a cota de gênero praticada pelo partido Republicanos nas eleições de 2020. Os novos vereadores serão diplomados nesta quinta-feira (2).

Leia Também: José Valério oficializa pré-candidatura em Jerônimo Monteiro  

Perda do mandato

Os ex-vereadores Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira, perderam o mandato após serem alvos de uma ação que apontou que a legenda descumpriu os parâmetros mínimos de candidaturas do gênero feminino na última eleição para vereador.

Na última segunda-feira (29), na sede do cartório da 10ª Zona Eleitoral, foi realizada a cerimônia de reprocessamento dos votos. Os novos nomes irão substituir os vereadores eleitos pelo Republicanos no município em 2020.

A anulação de todos os votos recebidos pelos candidatos do Republicanos no município de Ibatiba, nas eleições de 2020, ocorreu após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento realizado no último dia 19.

Recontagem dos votos

O TRE-ES realizou a recontagem dos votos, para recalcular os quocientes eleitoral e partidário no município. Em 2020, Geilson Dias Tomaz (Cidadania) recebeu 409 votos, Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) teve 383 votos, e Marcus Rodrigo Amorim Florindo (PMN) obteve 362 votos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na ação inicial apresentada, os requerentes citaram que, após a lista de candidatos a vereador ter sido apresentada pelo Republicanos, na época, uma das candidatas teria renunciado à candidatura. 

Nesta quinta-feira (2), será a posse dos novos vereadores, que ficará sob responsabilidade da Câmara Municipal.

A reportagem do AQUINOTICIAS.COM tentou contato com a Câmara de Vereadores de Ibatiba, mas até o momento não retornaram as ligações. Assim que obtivermos retorno, a matéria será atualizada.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726