Escola em Guaçuí promove conscientização social
O projeto "Consciência Ampliada: Estudantes Comunicam Transformações" foi desenvolvido com foco em temas como racismo, preconceito, desigualdade, ética nas redes sociais e tolerância religiosa.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio Carneiro Ribeiro, localizada no município de Guaçuí, realizou com os estudantes do Ensino Médio o projeto “Consciência Ampliada: Estudantes Comunicam Transformações”, com o objetivo de promover a conscientização e a reflexão sobre questões sociais importantes, além de desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e pensamento crítico nos alunos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO projeto, idealizado pelo professor de Filosofia Eduardo Machado, foi desenvolvido como uma iniciativa interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências Humanas e Sociais, com foco em temas como racismo, preconceito, desigualdade, ética nas redes sociais e tolerância religiosa.
Leia Também: Primeiro Planetário da Região Sul será lançado em Jerônimo Monteiro
Os estudantes se apropriaram dos temas propostos para debater com os colegas, realizando pesquisas e montando comunicações, que foram apresentadas para todas as demais turmas da escola. Ao longo do processo, eles também trabalharam técnicas de oratória e discurso, buscando a superação de desafios pessoais, como timidez e ansiedade.
“Fico extremamente orgulhoso do empenho e dedicação dos alunos durante todo o projeto. Ver o crescimento deles, tanto acadêmico quanto pessoal, é verdadeiramente inspirador e renova minha força todos os dias”, afirmou o professor de Filosofia Eduardo Machado.
“Participar deste projeto foi uma experiência transformadora. Aprendi muito sobre mim mesmo e sobre o mundo ao meu redor. Estou grato pelo apoio e orientação do professor Eduardo e por todo o aprendizado que adquiri”, relatou Daniel Polastreli, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

Fonte: Sedu.