Deputado capixaba propõe criação de carreira para Agentes de Defesa Civil
Gilson Daniel apresentou uma emenda que cria o cargo e carreira para uma das principais frentes de auxílio a desastres

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos-ES) apresentou, nesta terça-feira (21), uma emenda ao Projeto de Lei 1213/2024, que dispõe sobre a criação de carreiras. A emenda apresentada solicita a inclusão dos Agentes de Defesa Civil ao PL, pedindo a criação do cargo de natureza efetiva no âmbito do Poder Executivo Federal.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO texto da emenda discorre sobre as atribuições do cargo, órgãos supervisores e alteração de remunerações. O parlamentar capixaba justifica sua ideia no aumento de desastres naturais verificados nos últimos anos e na necessidade de potencializar o serviço que, atualmente, compete ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, enfatizando a recente tragédia no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024
“A Emenda, além de criar um cargo, também cria uma gratificação temporária de proteção e defesa civil para os profissionais municipais e estaduais que estão diretamente envolvidos com o auxílio aos locais atingidos por eventos climáticos extremos. Hoje no país não temos uma carreira estruturada na Defesa Civil, tão importante na prevenção e na mitigação dos desastres naturais”, destacou Gilson Daniel.
A criação do cargo e das carreiras de Agente de Defesa Civil representa um avanço na estruturação e profissionalização das atividades relacionadas à proteção civil do país, fomentando investimentos em formação e capacitação de profissionais da área e fortalecendo a capacidade de resposta do Estado diante os desastres e emergências. “É uma carreira de muita necessidade no momento vivido pelo país, são profissionais que atuam diretamente no salvamento e na prevenção de calamidades ambientais”, completou.
A emenda, no entanto, foi rejeitada pelos deputados federais. Apesar disso, o parlamentar promete continuar lutando pela criação da carreira e por mais investimentos para a prevenção de desastres naturais.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726