Cidades

Com nota máxima, Anchieta recebe Selo Diamante no Cidade Empreendedora

O programa estimula o empreendedorismo e cria ações, projetos e políticas públicas de fomento voltadas especialmente para o apoio aos pequenos negócios

Anchieta nota máxima
Foto: Monique Palaoro/Prefeitura de Anchieta

No último dia 7 de junho, o Sebrae-ES realizou um solenidade com a participação de prefeitos e representantes dos 78 municípios capixabas. Na ocasião Anchieta recebeu o “Selo Diamante”, prêmio que simboliza o reconhecimento do Sebrae-ES pelo notável desempenho da gestão municipal no programa “Cidade Empreendedora”.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Anjos da Praia estará de volta em Anchieta, nas férias de julho

O programa estimula o empreendedorismo e cria ações, projetos e políticas públicas de fomento voltadas especialmente para o apoio aos pequenos negócios. Ainda é mecanismo estratégico de promoção do desenvolvimento social e econômico, em todos os municípios do Estado.

Com um trabalho planejado, organizado, utilizando metodologia, metas e também um cronograma pontual de ações, Anchieta evoluiu em todos os eixos do “Cidade Empreendedora”, mantendo trajetória ascendente em vários quesitos. “Conquistamos a nota máxima, atendendo todos os quesitos do programa e se destacando em Infraestrutura; Desburocratização; Gestão Pública Empreendedora; Compras Governamentais; Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Crédito e Cooperativismo; Sala do Empreendedor e Turismo”, descreveu a secretário municipal de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, Paula Louzada.

Método de avaliação

Segundo o Sebrae-ES, a metodologia do “Cidade Empreendedora” avalia os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território; aponta lacunas de ações a serem implementadas e as possibilidades de aperfeiçoamento. Oferece ainda um conjunto de soluções específicas para atender às necessidades de desenvolvimento de cada município participante.

O programa também analisa as competências da gestão municipal que podem ser desenvolvidas, a fim de contribuir para um ambiente mais favorável aos pequenos negócios. São elas: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentação e legislação para a melhoria do ambiente de negócio; e estímulo ao setor produtivo; além de infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento aos empreendedores locais.

O “Cidade Empreendedora” acontece em estados de todo o Brasil, mas o Espírito Santo foi o primeiro a obter a adesão de 100% dos seus municípios, tornando-se assim referência nacional em empreendedorismo e aperfeiçoamento das gestões municipais.

Para o prefeito Fabrício Petri, a gestão municipal cumpriu todos os requisitos e trabalhou fortemente para evoluir no segmento: “Anchieta criou ações e atualizou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; implementou o sistema Governo Digital; deu celeridade aos processos de licenciamento ambiental; simplificou e desburocratizou os procedimentos administrativos e garantiu maior agilidade e transparência aos projetos que tramitam na prefeitura”, pontuou.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726