Conheça os robôs desenvolvidos por estudantes de Conceição do Castelo
O projeto foi realizado durante as aulas da disciplina eletiva Robot Elisa

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, Escola do Futuro localizada no município de Conceição do Castelo, desenvolveu, entre os meses de abril e junho, um robô seguidor de linha com os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO projeto foi realizado durante as aulas da disciplina eletiva Robot Elisa, sob a orientação dos professores Paulo Alexandre Novo e Pedro Henrique Milagre.
Leia Também: Anchieta recebe palestras e ações sobre direitos da pessoa idosa

Para a realização, a turma foi dividida em cinco grupos, cada um responsável pela construção de seu próprio robô. Para realizar a tarefa, os estudantes montaram o robô, conectaram os jumpers, a ponte H e os sensores seguidores de linha.
Em seguida, programaram o robô usando o programa mBlock, que permite a programação em blocos. Por fim, calibraram os sensores para que o robô pudesse seguir uma linha preta. Também realizaram ajustes, investigando as causas de quaisquer problemas que o robô estivesse enfrentando ao seguir a linha, preparando-o para ser apresentado para a comunidade escolar.
O professor Paulo Alexandre Novo destacou que o uso pedagógico da robótica permite aos educandos desenvolver diversas habilidades ao transformar conceitos abstratos em algo concreto.
“Ao ter acesso às ferramentas, peças, placas, motores, circuitos, drivers, programação com blocos e outros materiais, ocorre um empoderamento do saber, pois todos conseguem ver suas produções se concretizando e se sentirem parte do processo”, enfatizou.
O professor Pedro Henrique Milagre ressaltou também que o projeto resultou em uma experiência prática e colaborativa que desenvolveu habilidades de análise, planejamento, criação e execução de ideias em mecânica, eletrônica e programação.
“Ao construírem um robô seguidor de linha com o kit de Arduino, os estudantes também exercitaram o trabalho em equipe, protagonismo, a curiosidade e a criatividade, além de aprimorarem o pensamento crítico e suas capacidades de investigação e resolução de problemas, preparando-os para enfrentar os desafios do cotidiano”, apontou o docente.

Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital, por intermédio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Fonte: Sedu