Segurança

Sul do Espírito Santo registra queda no número de homicídios

Além disso, segundo a Sesp, a maioria das vítimas de homicídios no Sul do Espírito Santo são do sexo masculino. De acordo com o relatório da Sesp, 42 homens foram vítimas do crime na região

Andrei Soares Andrei Soares

Homicídio no Espírito Santo
Foto: Divulgação | Gov ES

Foi divulgado nesta segunda-feira (1º), um relatório que mostra uma redução no número de homicídios no Espírito Santo nos últimos 28 anos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Sul do Estado registrou 47 homicídios nos seis primeiros meses desse ano. Em porcentagem, o número equivale à 13,0%. No ano anterior, o registro foi de 54, com uma redução de 7 casos.

Em relação ao dia da semana, os maiores casos de homicídios em 2024 foram registrados na terça-feira, com 11 casos, seguido de sexta e domingo, com 8 registros, segunda-feira 7, sábado 5 e, por último, quarta e quinta, com 4 registros cada.

Leia também: Junho foi o melhor mês na queda de homicídios no Espírito Santo

Maioria das vítimas de homicídio no Sul do Espírito Santo são homens

A maioria das vítimas de homicídios no Sul do Espírito Santo são do sexo masculino. De acordo com o relatório da Sesp, 42 homens foram vítimas do crime na região.

O governador Renato Casagrande afirmou que não há motivos de comemoração, mas destacou o trabalho que vem sendo realizado para a queda nos homicídios no Espírito Santo.

“Fechamos o mês de junho com o melhor mês da série histórica, além do melhor semestre da série histórica. Temos que registrar, sem comemorar, pois ainda temos que trabalhar muito contra episódios de violência. Por isso temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, afirmou Casagrande.

Programa Estado Presente

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, disse que os resultados são reflexo de um trabalho de longa data, que busca alinhar, dentro do programa Estado Presente, o combate à criminalidade em todas as frentes.

“Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Aliás, a longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou Ricas.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Andrei Soares
Andrei Soares

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua como auxiliar de jornalismo no Portal AQUINOTICIAS.COM desde outubro de 2023