Desrespeito! Evair ataca Marina Silva em reunião na Câmara dos Deputados
Além de ataques, o deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural também desrespeitou o legado da ministra
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfrentou ataques e viu sua história política e de ativismo desrespeitada nesta quarta-feira (16), durante a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Irritado por não ter alcançado o objetivo de desestabilizar a ministra durante a reunião, o deputado federal e presidente do colegiado, Evair de Melo (Progressistas), por sua vez, usou um adjetivo comumente empregado no contexto de treinamento animal para referir-se à postura dela na Casa.
“Eu quero repudiar essa vitimização. A retórica é conhecida. Já enfrentei muitas vezes estando no Plenário, agora eu estou em outra posição, mas isso é lamentável. A ministra claramente o media training dela, tem que dar parabéns para que a treinou. Esse treinamento, isso no mundo empresarial, até esse adestramento para ter essa postura”.
Ele alega que a ministra não respondeu a nenhum questionamento objetivo dos parlamentares.
Marina pede revogação de lei
Entre as cobranças mais polêmicas feitas à ministra, estava, por exemplo, a apresentação de uma solução para resolver o problema dos agricultores prejudicados pelas chuvas do Rio Grande do Sul, que, além disso, enfrentam dificuldades para retomar suas plantações.
Por sua vez, Marina Silva argumenta que, em 2021, o Congresso Nacional aprovou uma mudança no Código Florestal. Como resultado, a alteração permitiu que se avançasse sobre áreas de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente (APP).
Além disso, ela afirmou que a medida agora cobra seu preço e deve ser revogada. A ministra também destaca que o uso indevido devastou 10 milhões de hectares de Áreas de Proteção Permanente (APP), sendo 700 mil hectares no Rio Grande do Sul.
Quem é Marina Silva
Marina Silva é professora e historiadora. Também se elegeu deputada federal. Licenciou-se do mandato, na Legislatura 2023-2027, para assumir o cargo de Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a partir de 3 de fevereiro de 2023.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.