ads-geral-topo
Geral

É feriado dia 20 de novembro no ES?

A celebração do Dia da Consciência Negra começou em 1971, quando jovens ativistas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, fundaram o Grupo Palmares.

Por Redação

3 mins de leitura

em 12 de nov de 2024, às 09h37

Foto: Reprodução | Freepik
Foto: Reprodução | Freepik

O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, marca a luta e resistência do povo negro no Brasil. A escolha da data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e promove um momento de reflexão sobre o impacto histórico da população negra na formação social, cultural e econômica do país.

O Dia da Consciência Negra no Brasil

A celebração do Dia da Consciência Negra começou em 1971, quando jovens ativistas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, fundaram o Grupo Palmares. Inspirados pela resistência de Zumbi dos Palmares, esse grupo se dedicou ao estudo da história afro-brasileira.

Além disso, questionaram o significado do 13 de maio, dia da abolição da escravidão, e, em resposta, estabeleceram o 20 de novembro como símbolo de luta. Posteriormente, em 2003, o ensino da história e cultura afro-brasileira passou a integrar o currículo escolar, reforçando a importância do Dia da Consciência Negra. Anos depois, em 2011, o governo oficializou o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O Feriado Nacional do Dia da Consciência Negra e o Espírito Santo

Em 2024, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela primeira vez como feriado nacional. No entanto, a obrigatoriedade desse feriado pode variar de acordo com leis locais. No Espírito Santo, o feriado do dia 20 de novembro não é obrigatório para todo o estado. Apenas municípios que optarem por decretá-lo oficialmente irão reconhecer o feriado; em outras localidades, será um dia útil comum. A população capixaba deve, portanto, verificar junto à administração municipal se o dia 20 de novembro será feriado ou não.

Reflexão e Consciência

O feriado da Consciência Negra é mais do que um dia de descanso: ele é um momento de reflexão. Especialistas como a doutora em comunicação Kelly Quirino, ressaltam que o reconhecimento oficial de Zumbi e do povo negro como protagonistas da história brasileira eleva a autoestima das pessoas negras e valoriza sua contribuição cultural. O senador Paulo Paim também destaca a importância do feriado como uma oportunidade para combater o racismo e a discriminação, promovendo a cidadania e a igualdade.

O Dia da Consciência Negra é, portanto, um marco histórico, lembrando a todos da importância de Zumbi dos Palmares e do papel fundamental da população negra na construção da identidade nacional. Com informações da Rádio Senado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape