ads-geral-topo
Cidades

Pessoas em situação de rua será pauta de evento realizado em Cachoeiro

Nos últimos três anos, a Rede Abraço atendeu 1.375 pessoas em situação de rua com problemas de álcool e outras drogas, sendo 949 no CAAD Vitória e outras 426 nas regionais.

Por Redação

3 mins de leitura

em 12 de nov de 2024, às 14h04

Imagem ilustrativa: Pixabay
Imagem ilustrativa: Pixabay

Aprimorar o serviço para as pessoas em situação de rua com problemas de drogadição e manter o alinhamento com as redes municipais são os temas da 13ª Reunião Ampliada de Rede, promovida pela Rede Abraço Cachoeiro de Itapemirim.

Leia também: PRF prende dois homens em Itapemirim no intervalo de 15 minutos

O evento acontece nesta terça-feira (12), às 13h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME). A agenda vai capacitar mais de 50 profissionais de cinco municípios do Sul do Espírito Santo para os atendimentos.

Segundo Robert Miranda, coordenador da Rede Abraço de Cachoeiro de Itapemirim, a ação vai além de realizar melhorias no sistema de acolhimento, ela também busca a troca de conhecimento sobre as condições de vida destes indivíduos que ultrapassam as questões do uso de substância.

“A atenção integral oferece suporte a diversas questões que impactam suas vidas, como moradia, vínculos familiares, regularização de documentos e o acesso a serviços de saúde para atender suas necessidades. Ela também considera a reintegração social desses indivíduos. O cuidado integral não se limita ao diagnóstico da drogadição; ele abrange todas as nuances que envolvem essas pessoas. Portanto, é essencial promover essa discussão e criar redes de apoio para um público que vive em extrema vulnerabilidade e frequentemente sofre violação de direitos, como pessoas em situação de rua”, ressalta Miranda.

Atendimento e apoio necessários

A Rede Abraço busca realizar um atendimento de saúde integral e de assistência social com a ampliação para outras redes para suprir as demandas decorrentes da vulnerabilidade social e da violação de direitos enfrentados por estes indivíduos. Além disso, o programa atua no apoio das redes com a finalidade de diminuir outros desafios, como o estigma e o preconceito da sociedade sobre as pessoas em situação de rua.

“Embora em alguns casos a situação de rua possa, de fato, envolver uma escolha, é fundamental reconhecer que, em muitos outros, ela resulta de uma série de circunstâncias adversas que escapam ao controle do indivíduo. Por trás de cada pessoa em situação de rua, há uma história, uma trajetória de vida que precisa ser compreendida. Portanto, é essencial debater essas questões e promover o diálogo entre a sociedade, a fim de construir soluções mais eficazes e humanizadas”, explica Miranda.

Números

Nos últimos três anos, a Rede Abraço atendeu 1.375 pessoas em situação de rua com problemas de álcool e outras drogas, sendo 949 no CAAD Vitória e outras 426 nas regionais. Os municípios participantes são: Cachoeiro, Muqui, Presidente Kennedy, Marataízes, Atílio Vivacqua, Vargem Alta e Mimoso do Sul.

Serviço

O que: 13ª Reunião Ampliada de Rede
Quando: 12 de novembro (terça-feira)
Horário: 13h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Cachoeiro de Itapemirim (R. Moreira, 235 – Independência, Cachoeiro de Itapemirim – ES)
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/pgZp1J1GZhNdkbhC6

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape