Vila Velha aprova o primeiro Plano Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Para o professor Rafael Cláudio Simões, as etapas de elaboração do plano foram bem participativas, com debates e discussões que enriqueceram o produto final.
Após várias reuniões e a aplicação de uma pesquisa com entidades e a sociedade, Vila Velha finalizou a elaboração de seu primeiro Plano Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A proposta agora será enviada à Câmara Municipal para avaliação e posterior aprovação.
Leia também: 10ª Festa da Banana acontece no dia 8 dezembro; veja a programação
A última reunião que fechou a redação do Plano contou com a presença de vários representantes de segmentos da sociedade que têm interesse no tema. Para a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, Letícia Goldner, esse será um marco para o município.
“Foi um trabalho longo, de muita mobilização social, capacitação e diálogo. O plano prevê uma reavaliação em cinco anos, justamente para a gente continuar trabalhando essa questão da mobilização da sociedade civil, organizada ou não, para que a gente tenha um real recorte do que Vila Velha necessita”, destacou a secretária.
“O plano dará condições para que a gente saiba o que precisa melhorar, fomentar e ampliar. Precisamos olhar para todo mundo da mesma forma, contemplando juventudes, mulher, criança, idoso, pessoa com deficiência, para que a gente coloque todo mundo no mesmo patamar e tenhamos uma cidade melhor, do jeito que Vila Velha merece”, disse Letícia Goldner.
O conteúdo do Plano Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Vila Velha foi construído através da participação popular, que se deu pela aplicação de uma pesquisa, realizada nas cinco regiões do município. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura com os Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política, Segurança Pública e Arquitetura e Cidades, da Universidade Vila Velha (UVV), sob coordenação dos professores Augusto Cesar Salomão Mozine e Rafael Cláudio Simões.
Para o professor Rafael Cláudio Simões, as etapas de elaboração do plano foram bem participativas, com debates e discussões que enriqueceram o produto final.
“Vila Velha está inovando com a elaboração desse Plano, o primeiro no município. Acredito que haverá avanço nas questões de direitos humanos e cidadania em Vila Velha porque partiu da iniciativa do poder público municipal com a participação da academia e da população. Essa vontade política vai ocasionar em avanços, sem dúvidas”, relatou.
A reunião de aprovação do Plano Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Vila Velha foi realizado na última quinta-feira (14), na Universidade Vila Velha (UVV). O próximo passo para a implementação do Plano do será a aprovação do documento pela Câmara Municipal. O texto deve ser enviado à Casa de Leis nos próximos dias.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.