“Laço Branco” engaja homens na luta contra violência de gênero no ES
Realizada anualmente, a campanha tem marco no dia 6 de dezembro, em memória do massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989,
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), estará envolvido na Campanha do Laço Branco, nesta sexta-feira (6), numa mobilização mundial que busca engajar os homens na luta contra a violência de gênero.
Realizada anualmente, a campanha tem marco no dia 6 de dezembro, em memória do massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando 14 mulheres foram assassinadas por um homem que não aceitava a presença delas em espaços de educação e trabalho tradicionalmente masculino.
LEIA TAMBÉM: Regularize Capixaba: prazo para finalizar adesão a edital é prorrogado
O objetivo da Campanha do Laço Branco é conscientizar os homens sobre a responsabilidade de romper o ciclo de violência e promover uma cultura de respeito e igualdade. A campanha contará com a adesão de lideranças do Governo, como o próprio governador do Estado, Renato Casagrande, secretários de Estado e gestores, e de todos os homens que tiverem interesse de usar o laço branco para chamar atenção da sociedade para esta causa.
Durante todo o mês de dezembro, também serão realizadas ações pelos vários Centros e Núcleos Margaridas em diversas cidades do Espírito Santo. Essas atividades incluem palestras, rodas de conversa e panfletagens em empresas, penitenciárias masculinas, canteiros de obras e comércios locais, todas voltadas à reflexão sobre o papel masculino na construção de uma sociedade livre de violência.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou em 2023 mais de 1.400 feminicídios, além de milhares de casos de agressões contra mulheres. No Espírito Santo, embora tenha avanços e um trabalho intenso nas políticas de proteção, o Estado ainda enfrenta desafios na redução desses números e, nesse caso, a campanha é essencial para motivar os homens a conscientizarem outros homens pela causa.
“Envolver os homens nesse debate é essencial para mudarmos a realidade de tantas mulheres. A Campanha do Laço Branco nos lembra que a luta contra a violência de gênero é responsabilidade de todos nós. Os homens que violentam mulheres são a minoria, então precisamos do apoio daqueles que não compartilham dessa cultura para conscientizar os outros homens de que as mulheres não são objetos. Essa cultura que alguns têm de que um relacionamento é uma posse, que a mulher não pode dizer não, isso precisa acabar”, destacou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
Como participar?
Homens de todas as idades podem demonstrar apoio à campanha usando o laço branco e divulgando a iniciativa em suas redes sociais. A hashtag oficial da campanha no Espírito Santo é #LacoBrancoES.
O Instagram também tem um filtro que pode ser encontrado pela busca, que tem o nome de laço branco. Qualquer um pode usá-lo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui