Política Nacional

Marcelo é eleito vice de Colegiado de Presidentes na Unale

A votação ocorreu na quinta (5), durante conferência da entidade; deputado capixaba assumirá a presidência do grupo no segundo semestre de 2025.

Foto: Ana Júlia Salles

O presidente Marcelo Santos (União) foi eleito, nesta quinta-feira (5), vice-presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. A votação ocorreu durante a 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que está sendo realizada no Rio de Janeiro. Para a presidência do colegiado foi eleito o chefe do legislativo goiano, deputado Bruno Peixoto (União).

O colegiado desativado desde 2020 e agora restituído é formado pelos presidentes das 14 casas legislativas estaduais filiadas à Unale. A votação foi unânime e vale destacar que a diretoria do colégio irá se alternar após seis meses, com o parlamentar goiano assumindo a vice-presidência e o deputado Marcelo Santos sendo alçado à presidência. 

Leia Também: Casagrande anuncia investimento de R$ 38 milhões em cidade do ES

“Bom, primeiro quero destacar a integração que vai promover a reinstalação desse colegiado de presidentes das assembleias brasileiras, um colegiado importante que representa efetivamente os estados, já que a casa legislativa é que representa o conjunto da sociedade, e no caso nos estados representa o Brasil”, destacou o presidente da Ales.

Parceria com parlamentares brasileiros

Na ocasião, ele assumiu o compromisso de enfrentar os desafios que as Casas Legislativas enfrentam, reforçando a importância da parceria com os parlamentares brasileiros, para fortalecer as relações institucionais e encaminhar soluções concretas ao Congresso Nacional.

“Essa representação tem uma pauta muito importante, defender os interesses de quem de verdade é o protagonista, que são as casas legislativas, que é quem vota orçamento, é quem garante investimento em todas as áreas e vamos discutir temas comuns do que as assembleias brasileiras estão passando, de que forma nós podemos unificar, por exemplo, temas que são sensíveis às casas legislativas e aos parlamentares”, afirmou Marcelo Santos.

“O fortalecimento das casas significa fortalecimento dos parlamentares. Quero destacar aqui o deputado Bruno, que é o presidente da nossa Assembleia do Goiás (…) Estou muito honrado em ser o vice-presidente nesse primeiro semestre. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo é a Assembleia mais transparente do Brasil, eleita pela Atricon, que são os membros dos Tribunais de Contas brasileiros, e a Assembleia do Goiás é a segunda, são as Assembleias mais transparentes do Brasil”, complementou. 

“Nós fizemos ali uma grande parceria, onde ele vai exercer a presidência por um período de seis meses, e logo em seguida eu também assumirei. Destacar também a participação do colegiado do Estado de Minas Gerais, que vai secretariar, e nós teremos aí uma condição de fazer uma gestão compartilhada, não só Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais, mas com os demais Estados da Federação”, finalizou o chefe do Legislativo capixaba.

Elogio ao parlamento capixaba

O recém-eleito presidente do colegiado, deputado Bruno Peixoto, elogiou o trabalho desenvolvido pelo parlamento capixaba. “Eu fico muito feliz de assumir no primeiro semestre a presidência do colegiado de presidentes de Assembleia Legislativa. O segundo semestre será o nosso presidente Marcelo, do Espírito Santo, que faz um trabalho excepcional e diga-se, hoje a Assembleia do Estado de Goiás é a segunda colocada no país em transparência com o gasto do recurso público, a primeira é a do Espírito Santo”, ressaltou o parlamentar.

“São várias ações promovidas pelo presidente Marcelo que nós queremos levar para as outras assembleias (…) Inclusive, levando para a Câmara Federal, para o Senado Federal, promovendo debates, fortalecendo o Legislativo Estadual, debatendo, seja com o STF, com o STJ, com o Senado, com a Câmara, enfim. Juntos, os deputados e deputadas estaduais, queremos promover mudanças que oportunizem melhorar a qualidade de vida da população dos nossos estados”, concluiu Bruno Peixoto.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726