Neste fim de semana, paratletas capixabas brilharam no Campeonato Brasileiro, nas modalidades de atletismo, natação e tiro esportivo, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação do Espírito Santo conquistou 38 medalhas no evento, que reuniu 1.197 paratletas no total. Entre os destaques estão Mariana Gesteira e Patrícia Pereira, medalhistas na Paralimpíada de Paris 2024.
Leia também: Cachoeiro: GCM chega ao final de 2024 com mais de 11 mil atendimentos
Parte da equipe viajou com o apoio dos programas Voe Atleta e Vai Atleta, ambos da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Os nadadores Waldir Alvarenga, o “Tiozinho”, Nathália Torezani, Érica Rodrigues, Ikaro Castro, Breno Costa, Mariana Gesteira, Marco Aurélio Quaresma, Fábio Antônio Rodrigues e Caio Rodrigues, além dos técnicos Leonardo Miglinas, Erich Chiabai e Stephany Castro, foram beneficiados pelo Voe Atleta. Já o atirador Bruno Kiefer contou com o suporte do Vai Atleta, que oferece transporte terrestre a esportistas capixabas.
Na natação, Patrícia Pereira e Mariana Gesteira conquistaram importantes resultados. Patrícia somou oito medalhas, sendo sete pratas e um ouro. Mariana garantiu três ouros e obteve o melhor índice técnico feminino da competição. Ao todo, a natação rendeu 27 medalhas para o Espírito Santo.
No atletismo, o destaque ficou por conta do velocista Marcos Vinícius, que foi campeão brasileiro nos 800 metros e tricampeão brasileiro nos 400 metros. Outras seis medalhas na modalidade vieram com os atletas Edson Ribeiro, Daniele Jesus, Marcos Cruz, Adriele Elmer e Tyrone Bazzoni.
Já no tiro esportivo, Bruno Kiefer conquistou mais três medalhas para o Estado: dois ouros nas categorias R11 Tiro em Pé-Dupla e R4 Tiro em Pé-Misto, além de um bronze no R5 Tiro Deitado-Misto.
A delegação do Espírito Santo foi composta por vários atletas apoiados pelo programa Bolsa Atleta, também da Sesport, incluindo Waldir Alvarenga “Tiozinho”, Nathália Torezani, Ikaro Castro, Breno Costa, Marco Aurélio Quaresma, Fábio Antônio Rodrigues, Patrícia Pereira, Bruno Kiefer, Marcos Vinícius, Daniele de Jesus, Edson Ribeiro, Marcos Cruz e Adriele Elmer.
As edições do Campeonato Brasileiro aconteceram de forma simultânea, com as modalidades de atletismo, halterofilismo e natação sediadas no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. No mesmo período, o Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro sediou as disputas do tiro esportivo.
Confira abaixo os resultados:
Atletismo
Marcos Vinícius:
- Ouro nos 800 metros
- Ouro nos 400 metros
Daniele Jesus:
- Ouro nos 100 metros
Edson Ribeiro Júnior:
- Ouro no salto em altura
Marcos Cruz Santos:
- Prata nos 800 metros e bronze nos 400 metros
Adriele Elmer de Souza:
- Prata nos 5.000 metros
Tyrone Bazzoni:
- Bronze nos 400 metros
Natação
- Patrícia Pereira:
- 200m livre: Prata
- 100m livre: Prata
- 150m medley: Prata
- 50m costas: Prata
- 50m livre: Prata
- 50m peito: Ouro
- Revezamento 4x50m misto livre: Prata
- Revezamento 4x50m medley: Prata
Nathália Torezani:
- 100m livre: Bronze
- Marco Serafim:
- 100m costas: Bronze
Ikaro Castro:
- 100m peito: Bronze
- 50m livre: Bronze
Waldir Alvarenga “Tiozinho”:
- 200m livre: Ouro
- 50m livre: Ouro
- 100m livre: Prata
- 50m costas: Bronze
Breno da Costa:
- 50m livre: Ouro
- 200m medley: Prata
- 100m peito: Prata
- 100m borboleta: Prata
- 100m livre: Bronze
Mariana Gesteira:
- 50m livre: Ouro
- 100m livre: Ouro
- 100m costas: Ouro
Érica Rodrigues:
- 100m peito: Ouro
Fábio Antônio Rodrigues:
- 200m livre: Bronze
- Revezamento 4x100m livre misto: Bronze
Tiro Esportivo
Bruno Kiefer:
- Ouro na categoria R11 Tiro em Pé-Dupla
- Ouro na categoria R4 Tiro em Pé-Misto
- Bronze R5 Tiro Deitado-Misto
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui