Segurança

Gaeco deflagra para desarticular núcleo do PCC no Espírito Santo

As investigações estão sob segredo de justiça, até que todas as medidas judiciais sejam efetivadas

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de dez de 2024, às 09h02

Foto: Divulgação/MPES
Foto: Divulgação/MPES

O Ministério Público Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com o apoio dos Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a fase ostensiva da denominada Operação Pardal.

A investigação foi instaurada em outubro de 2024, para desarticular núcleo do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação na lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e corrupção ativa de agentes públicos na região da Ilha do Príncipe, em Vitória.

Leia também: Andarilhos causam preocupação e medo a moradores de Iúna

Nesta fase, foram expedidos 13 mandados de prisão, entre eles do líder do PCC naquela região, além de 24 mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Criminal de Vitória, para cumprimento nos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra. Também foi determinado o bloqueio de valores em 24 contas bancárias utilizadas pelo PCC – Primeiro Comando da Capital – para dissimular a origem e a destinação dos valores ilícitos movimentados pela organização criminosa.

A Operação do GAECO contou com a participação de Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e 103 Policiais Militares, sendo 35 agentes de Inteligência do SIPOM – Sistema de Inteligência da Polícia Militar, e 68 militares ostensivos, que atuaram em 19 viaturas do Batalhão de Missões Especiais, do Batalhão de Ações com Cães, Forças Táticas do 1° e 7° BPM, 13° e 14° Companhia Independente, bem como Rondas ostensivas dessas unidades.

As investigações estão sob segredo de justiça, até que todas as medidas judiciais sejam efetivadas.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui