Festa Italemanha, de Marechal Floriano, é destaque em projeto
Tradicional celebração das culturas italiana e alemã pode ser reconhecida como patrimônio cultural

O Festival Ítalo-Germânico realizado no município de Marechal Floriano, nas montanhas capixabas, conhecido como Italemanha, pode ser declarado patrimônio cultural imaterial do Estado. A proposta é do deputado Coronel Weliton (PRD), que apresentou neste sentido o Projeto de Lei (PL) 406/2024.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Dia de Reis: tradição e fé mantêm viva a cultura em Atílio Vivacqua
O parlamentar justifica a proposta afirmando que “a tradicional Festa Italemanha reúne e celebra a cultura italiana e alemã que os imigrantes trouxeram para o município de Marechal Floriano. É possível vivenciar essa experiência por meio da gastronomia, danças típicas, músicas e arquitetura do local”.
Conforme informações da Prefeitura de Marechal Floriano, o festival chegou à 22ª edição em 2024. Coronel Weliton destaca o tradicional desfile e a eleição da rainha e princesas da Italemanha como momentos bastante aguardados da festa. “Reconhecer o festival ítalo-germânico como patrimônio cultural imaterial no Estado é uma forma de promover a rica cultura local, fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município”.
Andamento
O projeto tramitará pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças antes de seguir para votação no plenário.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726