Espírito Santo

Volta às aulas: mais de 3 mil detentos iniciam ano letivo no ES

São 230 turmas, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio em todo o Estado.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

volta as aulas detentos

O ano letivo para cerca de 3.800 alunos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo teve início nessa segunda-feira (03). A Secretaria da Justiça (Sejus), responsável pela administração das unidades prisionais do Estado oferta o ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). São 230 turmas, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio em todo o Estado.

A educação formal faz parte do Programa de Ressocialização da Sejus. “Temos atuado para ampliar o número de vagas de ensino ofertadas à população prisional. Entendemos que a educação é a base para a transformação social. A formação educacional é um grande passo também para as oportunidades de trabalho que oferecemos e auxilia na avaliação de demais habilidades. Iniciamos o ano letivo nas unidades prisionais do Estado com uma equipe preparada e empenhada em transformar o futuro de muitas pessoas, resultado de uma parceria fundamental com a Secretaria da Educação. Mesmo estando em cárcere, cumprindo por um crime cometido, oferecemos oportunidades de recomeço e acreditamos que após o cumprimento da pena, esse indivíduo poderá ser reintegrado à sociedade”, ressaltou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

Detentos participaram do Enem

No ano passado, o ano letivo contou com 3.718 internos matriculados no Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do Espírito Santo. Cerca de 5.225 internos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e 3.354 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“O processo de escolarização nas unidades prisionais, além de ser um direito dos internos, é concebido pela Secretaria de Educação como estratégia fundamental para ampliar as oportunidades de ressocialização desses sujeitos. Nessa perspectiva, as equipes pedagógicas de nossas escolas referência e exclusivas se prepararam para o ano letivo de 2025”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger.

Leia também: Espírito Santo tem 4,9 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.