Festa da Penha: fiéis percorrem 600 km a pé, de moto, cavalo ou barco
A distância daria quase para ir do Convento da Penha até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, cuja viagem seria de 720km.

A Festa da Penha 2025, de 20 a 28 de abril, é muito conhecida pelas tradicionais romarias, que reúnem milhares de fiéis percorrendo longos percursos para homenagear a padroeira do Espírito Santo. Nesta edição, estão confirmadas 14 romarias que, juntas, somam cerca de 635 quilômetros que serão feitos a pé, a cavalo, de moto, de bicicleta ou com embarcações. A distância daria quase para ir do Convento da Penha até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, cuja viagem seria de 720km, aproximadamente.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA distância calculada considera os trajetos feitos pelas romarias que vêm do interior, das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, que saem dessas cidades em direção ao Convento da Penha, em Vila Velha. Entre as realizadas nas proximidades da cidade canela-verde, a Romaria dos Cavaleiros é a que percorre o maior trajeto: são até 85km cavalgados pelos fiéis que saem de suas casas, se encontram no viaduto da Av. Carlos Lindenberg, e seguem em direção ao Parque da Prainha. A cavalgada vai abrir as romarias da festa, no dia 20 de abril, domingo de Páscoa.
Já a Romaria dos Homens, que reúne famílias inteiras saindo da Catedral Metropolitana de Vitória em direção ao Parque da Prainha, completa uma distância de 14 km. O caminho é todo feito a pé pelos fiéis, que carregam velas em homenagem à Nossa Senhora da Penha e, acompanhados da imagem da Santa, vão rezando e cantando até o destino. A peregrinação será no sábado, dia 26 de abril.
“A Romaria dos Homens é mais do que uma caminhada de fé; é um encontro de corações que batem no mesmo compasso da devoção a Nossa Senhora da Penha. A expectativa é grande, e a emoção se renova ao vermos não apenas os homens, mas famílias inteiras caminhando juntas, testemunhando que a fé é um elo que atravessa gerações. Para os fiéis, cada passo é uma entrega, uma súplica, um agradecimento. E ao final dessa caminhada, o verdadeiro destino não é apenas o ponto de chegada, mas a transformação”, afirma o padre Renato Criste, da Arquidiocese de Vitória.
Outro caminho de devoção e fé será a Moto Romaria organizada pela Polícia Rodoviária Federal, com saída do Parque de Exposições de Viana em direção à Prainha pela BR-101. A Moto Romaria será no domingo, dia 27, penúltimo dia do Oitavário, e vai passar por municípios como Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha, completando um trajeto de 37km. Já a Romaria dos Ciclistas vai sair de dois pontos, com um grupo partindo de Cobilândia, em Vila Velha, e outro de Camburi, em Vitória. A pedalada de Vila Velha vai somar quase 9km, enquanto aqueles que saem da capital vão percorrer cerca de 13km para o Parque da Prainha.
Seja de bicicleta, a cavalo, de moto, remando ou a pé, os fiéis podem demonstrar a devoção à Nossa Senhora da Penha da forma mais adequada para cada um, escolhendo entre uma das 14 romarias fazem parte da 3ª maior festa mariana do país.
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 12 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil. A programação completa será divulgada em breve, mas já prevê show do Padre Reginaldo Manzotti após a missa de encerramento.
Confira a programação das Romarias da Festa da Penha 2025:
Romaria dos Cavaleiros
20 de abril (domingo)
17h – Concentração na Av. Carlos Lindemberg, Viaduto Alfredo Copolillo
18h – Saída em direção ao Parque da Prainha
Romaria dos Militares
25 de abril (sexta-feira)
14h – Saída da Eames em direção ao Convento da Penha
Romaria das Pessoas com Deficiência
26 de abril (sábado)
8h – Saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário
Romaria dos Adolescentes
26 de abril (sábado)
9h – Concentração no Parque da Prainha
10h – Subida para o campinho do Convento
11h – Missa de Encerramento da Romaria
Romaria dos Homens
26 de abril (sábado)
18h – Missa de Envio na Catedral
19h – Bênção de Envio aos romeiros
23h – Missa de Encerramento no Parque da Prainha
Romaria da Diocese de São Mateus
26 de abril (sábado)
8h – Missa no Campinho do Convento
Romaria da Diocese de Cachoeiro
26 de abril (sábado)
16h – Missa no Campinho do Convento
Romaria da Diocese de Colatina
27 de abril (domingo)
9h – Missa no Campinho do Convento
Remaria
27 de abril (domingo)
7h30 – Concentração na Praia do Ribeiro (Praia da Costa)
8h – Saída da Praia do Ribeiro para a Prainha de Vila Velha
Romaria das Mulheres
27 de abril (domingo)
15h30 – Saída do Santuário de Vila Velha para o Parque da Prainha
Moto Romaria
27 de abril (domingo)
8h – Concentração no Parque de Exposição de Viana
9h – Saída em direção ao Parque da Prainha (trajeto pela BR 101)
Romaria dos Conguistas
28 de abril (segunda-feira)
8h – Saída do portão do Convento da Penha
Romaria dos Ciclistas de Vila Velha
28 de abril (segunda-feira)
8h – Saída da Praça Sebastião Cibien, Cobilândia, em direção ao Parque da Prainha
Romaria dos Ciclistas de Vitória
28 de abril (segunda-feira)
7h – Saída no Atlântica Parque, final da Orla de Camburi, em Vitória, em direção ao Parque da Prainha