Grande Vitória

Terços e chaves: objetos estão sendo abençoados na Festa da Penha

A programação segue até o dia 28 de abril e reúne milhares de fiéis no Convento da Penha, em Vila Velha

Foto: Divulgação

De alimentos a chaves, diversos objetos estão sendo abençoados durante o oitavário da Festa da Penha, o maior evento religioso do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil. A programação segue até o dia 28 de abril e reúne milhares de fiéis no Convento da Penha, em Vila Velha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As bênçãos acontecem diariamente, antes das missas. No domingo, os fiéis levaram chaves para serem abençoadas. Na segunda-feira, foi a vez dos alimentos. Já nesta terça, os terços, símbolo tradicional da devoção católica, foram os protagonistas. Centenas de pessoas ergueram os seus terços no momento especial de oração.

A iniciativa, que já havia acontecido em 2024, vem se consolidando como uma tradição no evento. A cada dia, os devotos são convidados a levar um tipo diferente de objeto para receber a bênção. Para os próximos dias, novas bênçãos estão programadas para quarta, quinta, sexta-feira, sábado e domingo — sendo que o item de quarta-feira já foi definido: será a foto da família. Os objetos dos dias seguintes serão divulgados ao longo da semana no Instagram oficial do evento e durante as celebrações.

Festa da Penha 2025

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas mais de 50 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis até o dia 28 de abril no maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil.