Putin anuncia cessar-fogo de 3 dias em maio; entenda o motivo
A medida visa celebrar o 80º aniversário da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, nesta segunda-feira (28), a implementação de um cessar-fogo total de três dias durante o mês de maio, em meio ao conflito com a Ucrânia. A medida visa celebrar o 80º aniversário da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Kremlin detalhou que o cessar-fogo terá duração de 72 horas, entre os dias 8 e 10 de maio, e fez um apelo ao governo ucraniano para que aceite as condições propostas. “Todas as hostilidades serão suspensas durante este período”, afirmou o Kremlin em comunicado oficial, ressaltando que espera que a Ucrânia siga o mesmo exemplo.
Em resposta, o governo russo indicou que, caso a Ucrânia viole o cessar-fogo, as forças armadas russas adotarão uma resposta “adequada e eficaz”.
Além disso, Moscou manifestou disposição para “interagir construtivamente” com parceiros internacionais, com o objetivo de abordar as “causas profundas” do conflito. Para a Rússia, essa abordagem abrange um conjunto mais amplo de interesses, incluindo a limitação da presença militar ucraniana, a prevenção da adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a ampliação da sua influência na política interna ucraniana.
As informações foram originalmente publicadas pelo jornal britânico The Guardian.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726