Longevidade canina: qual raça de cachorro vive mais?
Estudos recentes defendem que, quanto menor é o pet, mais lento é o envelhecimento, entretanto outros aspectos importantes também entram na equação — como estilo de vida e quadro de saúde

O envelhecimento dos cães ainda gera muitas dúvidas entre os humanos. Não à toa, muita gente se pergunta qual raça de cachorro vive mais. Afinal, diversas pessoas esperam passar muitos anos ao lado do pet.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAntes, acreditava-se em uma tabela fixa para o tempo de vida de um cachorro. Hoje, é sabido que a taxa de envelhecimento é diferente de um cão para outro.
Estudos recentes defendem que, quanto menor é o pet, mais lento é o envelhecimento, entretanto outros aspectos importantes também entram na equação — como estilo de vida e quadro de saúde.
De acordo com o levantamento do Blog Petz, confira quanto tempo vivem determinadas raças!
Por que saber quantos anos um pet pode viver?
Para além da curiosidade, saber ao certo ou até estimar o tempo de vida de um animal é uma questão de planejamento. Isso porque adotar uma vida é uma responsabilidade muito grande.
São muitos anos de dedicação de tempo e de recursos financeiros. Por isso, antes de adotar um cachorro, é importante pensar em como pode estar sua vida daqui a 10 ou 15 anos.
Caso você esteja certo desse compromisso e pronto para ser responsável por um cão, nada mais justo que ter o pet ao seu lado por muitos anos.
Qual raça de pet vive mais?
A seguir, confira qual raça de pet vive mais e curta seu ‘aumiguinho’:
Chihuahua: esse cachorro vive até 20 anos

De origem mexicana, o Chihuahua é um dos menores cães do mundo, mas o seu tamanho não diz nada sobre a longevidade. Essa raça tem a maior média de expectativa de vida. Ou seja, pode ser considerado o cachorro que mais vive — ou, pelo menos, um dos.
Portanto, se você quer saber qual é a raça de cachorro que vive mais tempo para escolher um pet longevo, não deixe de considerar o Chihuahua. A estimativa de vida desta raça varia entre 15 e 20 anos.
Apesar do pequeno porte, ele é conhecido pela alta animação e pela inteligência. Em geral, costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Por isso, é importante fazer a socialização desde cedo.
Poodle: a raça chega até 18 anos

Campeão de popularidade nos anos 90, o Poodle Toy segue sendo um dos cachorros preferidos dos brasileiros. Bastante leal, a raça é conhecida pela docilidade e pelo companheirismo, desde que seja socializada e tenha um adestramento adequado.
Por serem muito inteligentes, os Poodles precisam receber muitos estímulos. Do contrário, é provável que apresentem comportamentos indesejados. Com média de 18 anos de vida, a raça é outra boa resposta para a pergunta “qual cachorro que mais vive?”.
Shih Tzu: raça vive até os 16 anos

Não é difícil entender a crescente popularidade do Shih Tzu ao redor do mundo. Tranquilo, companheiro e divertido, ele se adapta muito bem à vida em apartamento.
No entanto, é justamente o comportamento dócil que faz com que muitos tutores relaxem no adestramento, contribuindo para deixar o Shih Tzu teimoso. Portanto, não se esqueça de socializá-lo assim que tiver a aprovação do médico-veterinário.
Para quem está em dúvida sobre quantos anos vive um cachorro dessa raça, a resposta é entre 10 e 16 anos. Então, na lista de qual a raça de cão que vive mais tempo, ele está em terceiro lugar.
Spitz Alemão anão: o pet vive em média 15 anos

Também conhecido como Lulu-da-Pomerânia, o Spitz Alemão anão é outra raça cada vez mais popular. Com uma pelagem que lembra a juba de um leão, ele é enérgico e brincalhão, além de muito companheiro.
Por causa do temperamento sempre alerta, o cão pode acabar estranhando e latindo para estranhos. Sendo assim, também é importante começar a sua socialização o quanto antes, com a orientação de um profissional.
Nesta lista sobre qual raça de cachorro vive mais, o Lulu-da-Pomerânia está em quarto lugar. A estimativa de vida da raça varia entre 12 e 15 anos, quase empatando com o Shih Tzu.
Yorkshire Terrier: esse cachorro vive até 15 anos

Engana-se quem pensa que o Yorkshire é um típico cão de companhia. Embora a principal função dele hoje seja essa, a raça já foi muito útil na cidade e no campo, onde ajudava a caçar ratos.
Por isso, o Yorkshire é muito atento, agitado e curioso, além de bastante inteligente. A posição dele na lista de qual raça de cachorro vive mais empata com o Lulu-da-Pomerânia, com estimativa de vida entre 12 e 15 anos.
Lhasa Apso: a raça que vive cerca de 15 anos

Não confunda este pequeno braquiocefálico com o Shih Tzu. Apesar de semelhantes na aparência, as duas raças de origem asiática têm temperamentos bem distintos.
Ao contrário do Shih Tzu, o Lhasa Apso não é tão chegado em colo, é desconfiado com estranhos e tende a latir bastante. Mesmo assim, é muito leal e brincalhão. Se decidir adotá-lo, leve em conta que a raça vive entre 12 a 15 anos.
Maltês: o cãozinho vive cerca de 15 anos

Com pelos brancos e postura altiva, o Maltês costuma chamar atenção. Além disso, a raça é dona de um temperamento gentil e amigável. No entanto, é importante garantir a socialização desde cedo para evitar conflitos com estranhos.
Por ser muito inteligente e agitado, esse cão também precisa de estímulos para afastar comportamentos indesejados, como latidos em excesso. No que se refere à longevidade, um cachorro Maltês pode viver entre 12 e 15 anos.