Política Regional

Carta ao governador aponta deficiências crônicas no Parque do Caparaó

O documento será encaminhado pelo governador diretamente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O diretor Superintendente do SEBRAE-ES, Pedro Rigo, acompanhado pela Subsecretária de Estado de Turismo, Lorena, em um momento solene, entregou nesta quinta-feira (29), a Carta Aberta “Salve o Parque Nacional do Caparaó” ao governador Renato Casagrande. A cerimônia contou também com a presença do Gerente Regional do SEBRAE-ES na região Caparaó, Anderson Baptista, que destacou o apoio da equipe regional na continuidade dessa importante pauta.

O documento, que será encaminhado pelo governador diretamente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é fruto de uma iniciativa conjunta do GTAC (Grupo de Trabalho para o Parque Nacional do Caparaó), da Associação Viva Caparaó e da APEC (Associação dos Moradores e Amigos do Caparaó). Com o respaldo de diversas entidades, o conteúdo da carta aponta os principais problemas enfrentados pelo Parque Nacional do Caparaó, cujas soluções ultrapassam a competência da gestão local e do ICMBio, órgão responsável pela administração do parque.

Entre os principais desafios listados, destaca-se a falta de funcionários, tanto efetivos quanto temporários, o que compromete a capacidade operacional do parque. A frota de veículos, antiquada e de difícil manutenção, também figura como um obstáculo importante, assim como as estradas que funcionam apenas precariamente, dependendo do apoio da iniciativa privada e de voluntários. Outro ponto crítico é a ausência de um sistema informatizado para reservas e controle da visitação, o que impacta diretamente na gestão eficiente do parque.

As trilhas, que também carecem de adequação, e a carência de recursos, pessoal e investimentos estruturais são mencionados como fatores que dificultam o pleno funcionamento da unidade de conservação. A carta ressalta ainda a exclusão do Parque Nacional do Caparaó do programa de concessões de uso público, uma iniciativa que poderia aliviar parte dos problemas financeiros enfrentados pela gestão.

Com o apoio de dezenas de associações e órgãos públicos e privados da região, a carta busca chamar a atenção para a urgência das medidas e a necessidade de uma ação mais efetiva do governo federal para a preservação e o desenvolvimento sustentável do Parque Nacional do Caparaó.


Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726