Espírito Santo

Prepare o casaco que a nova onda de frio de 2025 está chegando

Essa onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio

Redação Redação

Menores temperaturas registradas - frente fria - onda de frio
Foto: PIxabay

O mês de junho marca o início da estação mais fria do ano. O solstício de inverno começa no dia 20, mas antes disso os brasileiros ainda vão sentir mais frio. Isso porque uma nova onda de frio chega ao Brasil e vai derrubar as temperaturas nos próximos dias.

De acordo com a Climatempo, no decorrer ainda desta semana, a passagem de uma frente fria, vai reforçar um ar mais frio primeiro para áreas do Sul, isto, já entre a noite de quinta-feira (5) e a sexta-feira (6). Muitas áreas, principalmente do Rio Grande do Sul, seguem com temperaturas mais amenas e isto deve manter ainda tanto mínimas, quanto máximas mais baixas.

No final de semana, também poderão ocorrer pancadas de chuva forte e isoladas em parte do litoral do Nordeste, especialmente no litoral da Bahia, no extremo Norte do país e entre o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais.

Quando começa a onda de frio?

A Climatempo reforça que a primeira massa de ar frio que chega nesta semana é mais fraca. Ela vai ajudar a manter as temperaturas ainda baixas sobre o Rio Grande do Sul e começa a provocar uma queda mais acentuada nas temperaturas entre Santa Catarina e Paraná.

Já no domingo (8), a entrada de outra massa de ar polar, desta vez com uma característica mais forte, deve avançar sobre o continente e trazer uma queda mais acentuada novamente, desta vez, impactando Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país.

Pulso de ar frio

Ainda, segundo a Climatempo, a onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio.

O ar frio abrange uma área um pouco menor e não será tão intenso como a primeira onda registrada, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que encerrou no dia 3 de junho.

Portanto, a Climatempo alerta que isto não significa que será menos frio que no último evento. Porém, desta vez, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, serão as áreas que terão uma diferença maior e mais períodos com baixas temperaturas.

Pode nevar?

O risco de neve, em si, é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na onda de frio do final de maio. As rodadas mais recentes dos modelos de previsão, indicavam uma chance muito baixa para neve. Porém, restrita novamente a regiões mais altas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici, na segunda-feira (9).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui