Vila Velha mantem fiscalização permanente da atividade pesqueira
A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (2), teve como principal objetivo coibir possíveis práticas ilegais

Uma operação integrada reuniu as equipes da Rondas Ambientais e Rurais (ROAR), da Guarda Municipal; da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca; e da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Depma), da Polícia Civil, para fiscalizar a atividade pesqueira na região da Barra do Jucu.
A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (2), teve como principal objetivo coibir possíveis práticas ilegais e assegurar a preservação dos recursos marinhos. Durante a operação nenhuma irregularidade foi identificada pelos agentes. A operação faz parte de um calendário de ações permanentes.
“A atuação conjunta dos órgãos visa garantir a preservação ambiental e o cumprimento da legislação vigente, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais na região costeira. Esse tipo de ação será rotineira, convidaremos outros órgãos para participar e as ações acontecerão em toda área de atuação da delegacia”, afirmou o titular da Depma delegado Marcelo Nolasco.
O inspetor da ROAR, Diego Augusto, destacou a importância da fiscalização. “Essa iniciativa tem o objetivo de coibir práticas ilegais na atividade pesqueira, como o uso de redes com malhas inferiores às permitidas, instalação de apetrechos em locais proibidos e a captura de espécies protegidas, como tartarugas marinhas. Nosso papel é proteger o patrimônio natural do município e assegurar que a pesca seja realizada de forma legal, respeitando o meio ambiente e garantindo sustento para as próximas gerações”, enfatizou.
Já o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Pinheiro, reforçou o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade. “Estamos trabalhando para promover uma atividade pesqueira equilibrada, que respeite às normas ambientais e fortaleça a economia local. A fiscalização é essencial para conscientizar e orientar os pescadores sobre as boas práticas”, declarou.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726