Crianças alfabetizadas: Cariacica alcança o dobro da média nacional
Em 2024, o município registrou um índice de 64,57%, contra 57,2%, do ano anterior, representando um crescimento de 7,37 pontos percentuais

Cariacica apresenta índices satisfatórios de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2024, o município registrou um índice de 64,57%, contra 57,2%, do ano anterior, representando um crescimento de 7,37 pontos percentuais, mais do que o dobro da média nacional que ficou em 3,2%.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNa última sexta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a compilação dos dados das avaliações estaduais que mediram o desempenho das crianças concluintes do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024.
O MEC foi quem instituiu, em 2023, o Indicador Criança Alfabetizada, com o percentual de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que atingiram o ponto de corte de 743 pontos na escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a alfabetização.
O parâmetro, que define quais crianças podem ser consideradas alfabetizadas, foi elaborado a partir da Pesquisa Alfabetiza Brasil, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e passou a nortear metas importantes para o direcionamento das políticas de alfabetização no país.
A secretária de Educação de Cariacica (Seme), Luzian Belisario comemorou os índices. “Esse resultado é positivo e representa um avanço importante para a educação do município, além de destacar o empenho dos técnicos da Seme e das equipes das escolas, por meio da qualificação profissional com ênfase na formação, monitoramento contínuo dos resultados, valorização de práticas pedagógicas bem-sucedidas e no material didático estruturado utlizado. Quem sai ganhando com isso são as crianças, pois a aprendizagem acontece, garantindo, assim, a qualidade e a equidade no processo de alfabetização”, destacou.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726