Projeto proíbe nomeação de condenados por maus-tratos em Cachoeiro
A proposta também possui caráter educativo e preventivo, reforçando que o exercício de cargos públicos deve estar alinhado ao respeito à vida em todas as suas formas

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou por unanimidade, na última terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 73/2025, de autoria do vereador Vitor Azevedo (Podemos), que veda a nomeação, para cargos públicos no Poder Legislativo Municipal, de pessoas condenadas por maus-tratos a animais, nos termos da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998) e da Lei nº 14.064/2020, que endureceu as penas para esse tipo de crime.
De acordo com a nova norma, ficam impedidos de ocupar cargos efetivos ou comissionados na Câmara Municipal todos aqueles que tenham sido condenados por maus-tratos a animais em decisão com trânsito em julgado, enquanto durar o cumprimento da pena.
Ética, responsabilidade e respeito à vida
A lei também determina que, no momento da posse ou contratação, o servidor apresente certidão criminal da Justiça Estadual, comprovando a inexistência de tais condenações. A medida visa promover a moralidade administrativa, proteger o bem-estar animal e alinhar a atuação do Legislativo aos princípios de ética e responsabilidade socioambiental.
“A administração pública precisa ser exemplo de respeito às leis e aos valores da sociedade. Quem cometeu maus-tratos a animais não pode representar o povo em um cargo público. Essa é uma sinalização clara de que Cachoeiro não tolera crueldade”, destacou o vereador Vitor Azevedo.
A proposta também possui caráter educativo e preventivo, reforçando que o exercício de cargos públicos deve estar alinhado ao respeito à vida em todas as suas formas.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726