IJSN lança Painel BI que reúne de forma inédita indicadores sobre ODS
A entrega é inédita e conta com indicadores referentes a todas as Unidades da Federação (UFs), permitindo o acompanhamento e a análise comparativa do desempenho dos estados brasileiros

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que coordena o Núcleo Vitória da rede nacional de pesquisa do Observatório das Metrópoles, realiza, na próxima quinta-feira (24), a partir das 9h, o lançamento do Painel BI Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A entrega é inédita e conta com indicadores referentes a todas as Unidades da Federação (UFs), permitindo o acompanhamento e a análise comparativa do desempenho dos estados brasileiros em relação às metas globais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Painel ODS será apresentado em primeira mão durante uma coletiva de imprensa, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Jones dos Santos Neves no YouTube. O evento contará com a presença de representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) e da diretoria do Instituto Jones, além de especialistas e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do painel.
Com uma interface interativa, o Painel ODS permite a consulta de indicadores atualizados sobre educação, saúde, meio ambiente, redução das desigualdades, crescimento econômico, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável. A proposta é oferecer uma base qualificada para gestores públicos, pesquisadores, imprensa e sociedade civil acompanharem o avanço das políticas públicas de forma transparente e orientada por evidências.
Segundo o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, a criação do painel reforça o compromisso do Instituto com a produção de conhecimento voltado ao aprimoramento das políticas públicas.
“O Painel ODS é uma iniciativa inédita, que reúne indicadores de todas as Unidades da Federação, permitindo que os estados utilizem esses dados para planejar suas políticas com base em evidências científicas. É uma ferramenta que busca fortalecer os esforços dos estados brasileiros no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou Lira.
Painel ODS
O Painel ODS disponibiliza indicadores relevantes para o acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todas as Unidades da Federação. Entre eles, estão os dados sobre a proporção da população abaixo da linha da pobreza e da extrema pobreza, com séries históricas desde 2012. Essas informações estão organizadas na aba do ODS 1 – Erradicação da Pobreza, que tem como objetivo eliminar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.
Já na aba dedicada ao ODS 13 – Ação contra a Mudança Climática, é possível acessar dados, a partir de 2015, sobre o número de mortes, desaparecidos e pessoas diretamente afetadas por desastres, por grupo de 100 mil habitantes. Esses indicadores podem ser visualizados em ranking por Unidade da Federação e por região, permitindo uma análise comparativa entre os territórios.
A ferramenta será disponibilizada para acesso no site do IJSN durante a coletiva. O Painel é fruto de um esforço multidisciplinar entre as Coordenações de pesquisa e a diretoria do Instituto Jones e representa um avanço na consolidação de dados que contribuem para o cumprimento da Agenda 2030 no Brasil.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Eles abrangem áreas essenciais como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, energia limpa, trabalho decente, ação climática e paz. A Agenda 2030 orienta governos, instituições e a sociedade civil na construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.
Lançamento do Painel de Indicadores das ODS nas UFs
Data: quinta-feira (24/07)
Horário: às 9h
Transmissão: canal do IJSN no YouTube
Mais informações: www.ijsn.es.gov.br