Espírito Santo

Estudantes capixabas apresentam projetos na Conferência Ambiental

A etapa estadual reuniu 60 estudantes (delegados e suplentes), além de 30 professores e técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação.

Redação Redação

conferência ambiental
Foto: Divulgação | Governo do ES

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, em Guarapari, a etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A iniciativa é organizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), composto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta edição.

A CNIJMA tem por objetivo mobilizar crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em todo o país, estimulando-os a refletirem sobre os desafios ambientais e a desenvolverem projetos de ação voltados para a transformação de realidades locais.

Leia também: Estudantes de Afonso Cláudio aprendem a fazer panelas de barro

De norte a sul do Espírito Santo, mais de 90 escolas das redes estadual e municipal realizaram conferências em suas unidades e inscreveram projetos para as etapas estadual e nacional. A diversidade do território capixaba esteve representada por estudantes indígenas, quilombolas, de assentamentos rurais, comunidades pomeranas e da periferia da Grande Vitória.

A etapa estadual reuniu 60 estudantes (delegados e suplentes), além de 30 professores e técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação. Durante o encontro, os jovens apresentaram os projetos de ação de suas escolas e elegeram, pelo princípio “jovem escolhe jovem”, o trabalho que representará o Estado na etapa nacional, em Luziânia (GO).

O projeto selecionado foi “Fundão em alerta: Chuvas, enchentes e os desafios climáticos locais”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria da Paz Pimentel, do município de Fundão. A iniciativa investigou as causas e consequências das enchentes no município, discutindo os impactos sociais e ambientais, a relação com as mudanças climáticas globais e propondo ações de prevenção e conscientização local.

Entre os projetos apresentados e avaliados, destacaram-se ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, preservação de manguezais e rios, construção de biodigestores, resgate de saberes tradicionais, criação de bancos de sementes crioulas e hortas agroecológicas.

Delegação capixaba na Etapa Nacional

O Espírito Santo será representado por 13 estudantes das seguintes escolas:

  • EEEFM Maria da Paz Pimentel (Fundão)
  • EMEIEF Córrego do Café (Águia Branca)
  • EEEFM Mucurici (Mucurici)
  • EMEF Veneciano (Nova Venécia)
  • EMEIF Pedra Torta (Águia Branca)
  • EMEFTI Lions Club de Colatina (Colatina)
  • EEEFM Alto Jatibocas (Itarana)
  • EEEF Graúna (Itapemirim)
  • EMEF Indígena Caeira Velha (Aracruz)
  • EEEFM Atílio Vivacqua
  • EMEF Prezideu Amorim (Vitória)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui