Apiacá: Ministério Público Federal discute qualidade da educação na cidade
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação, a cidade atingiu apenas 5,1 para os anos iniciais e 4,4 para os anos finais na última avaliação, realizada em 2023, quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10).

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Apiacá.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento ocorrerá no dia 4 de setembro (quinta-feira), às 18 horas, no auditório da Promotoria de Justiça de Apiacá. O objetivo principal da escuta pública é apresentar à sociedade o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), bem como de inseri-la na discussão sobre tema.
Leia também: Parceria de cooperativas leva melhorias a projeto social em bairro de Cachoeiro
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação, a cidade atingiu apenas 5,1 para os anos iniciais e 4,4 para os anos finais na última avaliação, realizada em 2023, quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). Apiacá apresenta o menor Ideb do Espírito Santo nos anos iniciais.
O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas na Prova Brasil (municípios) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).
O Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) tem por objetivos principais a fiscalização da execução de algumas políticas públicas de educação, a verificação da existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, bem como o de levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado.
Em linhas gerais, o MPEduc será realizado em três etapas: 1) diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico; 2) apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e 3) prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.
A primeira fase, portanto, consiste em colher informações sobre diversos aspectos das escolas (como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e outros), bem como sobre o funcionamento dos conselhos sociais: Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB).
Essas informações são obtidas de três maneiras diferentes: 1) por meio do preenchimento eletrônico de questionários, disponibilizados no site http://mpeduc.mpf.mp.br, a serem respondidos por representantes das escolas e dos conselhos e gestor municipal; 2) em escutas públicas com a participação da sociedade; e 3) em visitas a escolas, realizadas por membros do Ministério Público.
As informações obtidas serão analisadas e convertidas em um diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para que tais problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.
Escuta pública inicial do projeto MP pela Educação no município de Apiacá
Data: 4 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Auditório da Promotoria de Justiça de Apiacá (Rua Jader Pinto, 82, Bairro Boa Vista, Apiacá)
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726