Mimoso do Sul: PcDs são prejudicados por prefeitura não oferecer transporte adequado
Vereador sugere que o caso seja levado ao Ministério Público Estadual (MPES)

Crianças e Pessoas com Deficiência (PcDs) estão enfrentando dificuldades para a realização de tratamento no município de Mimoso do Sul. O assunto virou alvo de debate na Câmara Municipal, na sessão ordinária do último dia 2 de setembro, o que motivou um dos vereadores a pedir que o caso fosse levado ao Ministério Público Estadual do Espírito Santo (PMES).
A denúncia foi feita pela vereadora Glória Torres Marques (Republicanos). De acordo com ela, além de o município não oferecer carros adaptados para o transporte de cadeirantes, a Secretaria Municipal de Saúde também alega que não pode oferecer esse tipo de serviço para tratamentos que são feitos, exclusivamente, fora do Estado do Espírito.
Leia também: Pagamento ao INSS: TCE-ES retira penalidades de ex-prefeito de cidade do Caparaó
“Nós estamos com essa situação de não ter carro para levar uma criança, quando ela depende de ir na sua cadeira de rodas. E o Cristiano já cobrou isso aqui, várias vezes do município, e eu quero está aqui junto com ele fazendo essa cobrança”, ressaltou a vereadora.
Além disso, ela relatou a situação de uma criança que está precisando fazer um tratamento na cidade de campos, mas está encontrando dificuldade, uma vez que o município não oferece transporte.
Nesse contexto, o vereador Cassiano Mendes Porcino sugeriu levar o caso ao Ministério Público.
“O município alega, que não pode porque é outro Estado. E somente, neste outro Estado, é que agente consegue atender essa criança. Que amanhã [dia 3] possa ser feito um ofício, assinado pelos vereadores, que acharem que devem assinar, junto ao Ministério Público, reportando essa situação, informando a negatória do município em pode estar atendendo, qual é a justificativa, que deve ter a justificativa do município. Mas com uma ordem judicial, com uma determinação do Ministério Público, eu tenho certeza que o município vai estar amparado para atender a essa demanda.
O AQUINOTICIAS.COM fez contato com a Prefeitura de Mimoso do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Porém, até o fechamento dessa matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos. Caso haja, o texto será atualizado.