Espírito Santo

OAB-ES apresenta demandas da advocacia ao ministro corregedor do CNJ

A reestruturação do Tribunal de Justiça, que está sendo acompanhada de perto pela OAB-ES, também foi protagonista do relatório

Foto: Divulgação | OAB-ES

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) recebeu nesta terça-feira (9) o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, em sua sede, em Vitória. A presidente Érica Neves, acompanhada de diretores, conselheiros e presidentes de subseção, entregou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um relatório preliminar com demandas da advocacia capixaba relacionadas ao funcionamento do Judiciário estadual.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O documento, elaborado a partir das manifestações de diversas subseções da OAB-ES, reúne relatos sobre situações que comprometem a prestação jurisdicional. Entre os destaques estão a falta de magistrados titulares em comarcas, o déficit de servidores e a consequente morosidade processual que atinge diretamente a população e o exercício da advocacia. 

Leia também: Cachoeiro vai desassorear rios e córregos para evitar novos alagamentos

Em Santa Maria de Jetibá, por exemplo, a 1ª Vara funciona sem nenhum servidor efetivo. Em comarcas como Guaçuí, São José do Calçado, Apiacá, Bom Jesus do Norte e Dores do Rio Preto, a ausência de juízes titulares já ultrapassa uma década. Em Cariacica, o atendimento no Balcão Virtual não é feito em tempo real e em Aracruz a ausência de juiz titular na 1ª Vara Criminal provoca atrasos em processos. 

A reestruturação do Tribunal de Justiça, que está sendo acompanhada de perto pela OAB-ES, também foi protagonista do relatório uma vez que é baseada na redistribuição igualitária de força de trabalho e na ampla aplicação de tecnologias e promete ser solução de vários problemas relatados. A instituição busca monitorar os resultados das mudanças e fiscalizar o funcionamento do balcão virtual – serviço de atendimento online das Unidades Judiciárias do PJE, sistema usado nos tribunais para a tramitação de processos de forma digital. A OAB-ES desenvolveu uma ferramenta de IA que permite o acesso direto aos dados do TJES, garantindo a análise em tempo real das fases da reestruturação. O objetivo é verificar se a reestruturação está a alcançar as metas de produtividade, celeridade processual e melhoria dos serviços para a advocacia e a sociedade. 

Também foi solicitado o aumento de varas de violência doméstica para evitar prescrições de crimes de feminicídio. 

A presidente Érica Neves destaca a grandiosidade desse momento para a advocacia capixaba: “A presença do ministro Mauro Campbell em nossa casa é, para a Ordem, uma oportunidade de protagonismo que jamais podemos perder. Demonstra a reconstrução do respeito à advocacia capixaba. E traz para a advocacia uma participação importante no sistema judicial, pois significa levar o nosso olhar – e também o da sociedade – para os números que serão avaliados. Isso remete à importância institucional da OAB dentro do sistema judicial. Estamos felizes em promover diálogos construtivos”, afirmou.

O coordenador do colégio de presidentes, Ítalo Scaramussa, diz que o encontro renderá bons frutos para os operadores do Direito. “Sem dúvida, é uma visita emblemática para a Ordem enquanto instituição. Vale destacar a atenção do ministro em ouvir os relatos por parte da advocacia no que diz respeito à qualidade da prestação jurisdicional. Importante também que tivemos a chance de ressaltar várias demandas, inclusive a morosidade na hora de obter alvarás, a questão das varas de violência doméstica e seu congestionamento, o que dificulta a defesa das vítimas. Esperamos que oportunidades de diálogo assim se multipliquem”, salientou.

*Quem participou da reunião*

Ministro Mauro Campbell – Corregedor Nacional de Justiça

Dra. Erica Neves – Presidente da OAB/ES

Dr. Neffa Junior – Diretor Tesoureiro da OAB/ES

Dr. Italo Scaramussa-  Presidente da 17ª Subseção da Serra e Coordenador do Colégio de Presidentes da OAB/ES

Dr. Francisco Caliman – Presidente da 18ª Subseção de Venda Nova do Imigrante

Dra. Monique Neves – Presidente da 11ª Subseção da OAB/ES de Cariacica

Dra. Thuzza Machado – Conselheira da OAB/ES e diretora de assessoramento da mulher advogada da OAB/ES

Dr. Rivelino Amaral – Diretor de prerrogativas da OAB-ES

Dr. Luciano Pavan de Souza – Conselheiro Federal da OAB/ES

Dr. Glauco Reis – Presidente da Comissão de Prerrogativas e Valorização da Advocacia

Dr. João Lucas – Vice-presidente da Comissão de Prerrogativas e Valorização da Advocacia