Pets

Pet Vida leva castração e microchipagem de animais a 14 municípios do Caparaó

O programa atende prioritariamente animais de rua, além de tutores cadastrados no CadÚnico que realizaram inscrição prévia

Redação Redação

Foto: Divulgação

O Consórcio Caparaó iniciou a execução do Programa Pet Vida, que contempla cadastramento, castração e microchipagem de cães e gatos em 14 municípios da região. A iniciativa, presidida pelo prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, tem como objetivo controlar a população de animais de rua e reforçar a política de saúde pública nos municípios consorciados.

O programa atende prioritariamente animais de rua, além de tutores cadastrados no CadÚnico que realizaram inscrição prévia. Caso haja vagas remanescentes, os municípios podem ampliar o atendimento para tutores locais. As cirurgias são realizadas pelas empresas Medh Pet e Vet Nômade, enquanto os cuidados pós-operatórios ficam sob responsabilidade de voluntários que abrigam os animais.

Leia também: Alegre promove feira de adoção pet online com cães disponíveis

A primeira etapa ocorreu em Alegre, onde 82 animais passaram pelos procedimentos. Na última segunda-feira (22), o programa foi oficialmente lançado em Jerônimo Monteiro, com a presença da deputada estadual Janete de Sá, presidente da CPI dos Maus-Tratos contra Animais; do prefeito anfitrião Zé Valério; do prefeito de Muqui, Camarão Anequim; e do presidente do Consórcio Caparaó, Dito Silva, que destacou a relevância da iniciativa.

“Tive a oportunidade de visitar a Medh Pet, um hospital sobre rodas. Temos o maior respeito pelos animais e sabemos que essa ação vai muito além da castração. Animais soltos nas ruas também são uma questão de saúde pública”, afirmou.

Programa Pet Vida

Em Muniz Freire, a ação será realizada nesta quinta (25) e sexta-feira (26), das 8h às 16h, na praça central da sede, atendendo 75 animais. No total, o programa prevê a realização de 1.100 procedimentos em municípios consorciados: Irupi, Muqui, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Apiacá, Guaçuí, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado. Apesar de não integrar o Consórcio, o prefeito de Conceição do Castelo, Valber de Vargas Ferreira, participou da solenidade em Jerônimo Monteiro e elogiou a iniciativa.

“O projeto é de suma importância. Com ele, os animais de rua recebem os cuidados que merecem”, destacou.

O Programa Pet Vida é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Estruturado em seis eixos — descentralização, educação, saúde animal, atendimento prioritário, controle populacional e cadastro — o programa chega de forma inédita ao Caparaó capixaba, coordenado pelo Consórcio Caparaó.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui