Projeto busca valorizar atletas com premiação em dinheiro no ES
De acordo com o texto, os organizadores dos eventos deverão pagar valores em espécie aos atletas que conquistarem até a quinta colocação.
•

Os atletas que participarem de competições no Espírito Santo poderão passar a receber premiação em dinheiro, caso seja aprovada e se converta em lei proposta de autoria do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). O Projeto de Lei (PL) 616/2025 tem como objetivo reconhecer o esforço dos competidores e garantir maior valorização do esporte no Estado.
De acordo com o texto, os organizadores dos eventos deverão pagar valores em espécie aos atletas que conquistarem até a quinta colocação. O primeiro lugar terá direito a, no mínimo, 1.000 VRTEs — o equivalente a cerca de R$ 4.717,50 em 2025 — enquanto os demais classificados receberão quantias proporcionais, não podendo ser inferiores a 500 VRTEs, o equivalente a R$ 2.358,75.
Leia também: Ifes Cachoeiro está com inscrições abertas para processo seletivo para graduação
Na justificativa, Bahiense lembrou que o Espírito Santo tem tradição esportiva e atrai atletas de diferentes regiões, mas ainda carece de medidas que incentivem financeiramente os competidores. O parlamentar citou o exemplo de provas de rua, como a Corrida 10 Milhas Garoto, e destacou que muitos atletas precisam custear, por conta própria, deslocamento e hospedagem, recebendo apenas medalhas ou troféus.
“Junta-se mais e mais troféus para embelezar sua sala, mas não há respectivo valor para sequer cobrir os custos do deslocamento, sendo certo que muitos destes atletas vivem exclusivamente do esporte”, argumentou o deputado.
O PL seguirá para análise nas comissões permanentes de Justiça, de Desporto e de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales). Caso seja aprovado, entrará em vigor na data de
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui