Espírito Santo

Segurança alimentar: ES tem o 2º melhor desempenho do país, aponta IJSN

O levantamento, apresentado no boletim IJSN teve como base os dados mais recentes da PNAD Contínua, realizada pelo IBGE.

Foto: Reprodução/ IJSN

O Espírito Santo alcançou, em 2024, o segundo melhor desempenho do país em segurança alimentar, segundo análise divulgada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O levantamento, apresentado no boletim IJSN Especial Segurança Alimentar 2024, teve como base os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE.

Leia também: IJSN divulga estudo sobre Migração no ES com foco nos municípios capixabas

De acordo com o estudo, 86,5% dos domicílios capixabas se encontravam em situação de segurança alimentar no ano passado, o que representa um avanço expressivo de 7,3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em 2023. Esse resultado consolidou o Espírito Santo entre os estados brasileiros com melhores condições de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

O estudo do IJSN também mostra uma queda significativa da insegurança alimentar no estado. Em 2023, o índice era de 21,9% da população; já em 2024, caiu para 14,2% — uma redução de 7,2 pontos percentuais.

No detalhamento dos dados, 10% dos domicílios apresentavam insegurança leve, caracterizada pelo comprometimento da qualidade dos alimentos, enquanto 3,5% enfrentavam insegurança moderada ou grave, situações em que há restrição na quantidade de alimentos ou episódios de fome.

Esses números colocam o Espírito Santo na 2ª posição nacional em todas as categorias analisadas: segurança alimentar, insegurança total, leve, moderada e grave. Isso significa que, nas categorias relacionadas à insegurança, o estado figura entre aqueles com as menores taxas do país, ficando atrás apenas de Santa Catarina, que lidera o ranking.

Com informações da assessoria de comunicação do IJSN

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.