Nova edição de “Curso de Direito Processual do Trabalho” é lançada

O jurista e professor capixaba Cláudio Iannotti da Rocha lança a segunda edição revista, ampliada e atualizada do livro Curso de Direito Processual do Trabalho, publicado pela Editora Venturoli. Assium, a obra consolida-se como referência para profissionais e estudantes que buscam compreender os novos rumos do Direito do Trabalho diante das transformações tecnológicas e sociais do século XXI.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAssim, segundo informações do autor da obra, o livro revisado à luz dos precedentes mais recentes, destaca-se pela abordagem ousada e contemporânea.
Leia também: Livro “Quando o Sol se Põe” será lançado na Festa Literária Internacional Capixaba
“Não se trata apenas de revisitar conceitos; é preciso dialogar com o presente e o futuro do Direito”, afirma o autor. O conteúdo vai além da teoria clássica, explorando desafios práticos e institutos inovadores do processo trabalhista.
Temas que refletem o novo tempo
Entre os tópicos abordados, Iannotti discute o impacto da Inteligência Artificial e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), analisando resoluções do Conselho Nacional de Justiça e o uso de ferramentas como o Chat-JT.
Além disso, a obra também traz reflexões sobre uberização, pejotização, teoria dos precedentes vinculantes do STF e do TST, além do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero e o papel da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Dessa forma, outros destaques incluem estudos sobre processos estruturais e transversais, provas digitais, ação coletiva passiva e cooperação judiciária para maior eficiência processual.
“Busco estabelecer um diálogo entre normas constitucionais, internacionais e legais, de forma que sejam aplicadas com efetividade e sensibilidade social”, explica o professor.
Trajetória acadêmica de destaque
Cláudio Iannotti é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado e Doutorado) da instituição. Nesse sentido, pós-doutor pela UFBA, doutor e mestre pela PUC Minas, ele é referência nacional em Direito Processual do Trabalho.
Além disso, o jurista também coordena grupos de pesquisa reconhecidos, como Trabalho, Seguridade Social e Processo: diálogos e críticas (UFES-CNPq) e Trabalho, Sustentabilidade, Tecnologias e Justiça Climática (UFES). Assim, além de atuar como pesquisador da FAPES e membro do Instituto Ítalo Brasileiro de Direito do Trabalho (IIBDT).
Nesse sentido, a nova edição do Curso de Direito Processual do Trabalho já está disponível e propõe uma leitura crítica e atualizada, essencial para compreender os desafios das relações trabalhistas contemporâneas.
Serviço
Livro: Curso de Direito Processual do Trabalho – 2ª Edição
- Autor: Cláudio Iannotti da Rocha
- Editora Venturoli
- E-mail: [email protected]
- Telefone: (61) 99946-2030
- Informações adicionais: (28) 99963-8040