Cidades

Mulheres em situação de rua terão acesso a exames preventivos em Vila Velha

A primeira atividade acontece na próxima terça-feira (28), às 8h, no Centro Pop, localizado no bairro Divino Espírito Santo.

Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde de Vila Velha lançou o projeto “Ponte de Cuidado”, voltado à ampliação do acesso de mulheres em situação de rua aos exames preventivos do câncer do colo do útero.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A iniciativa será conduzida pela equipe do programa Consultório na Rua, que atua junto à população em vulnerabilidade social no município.

Leia também: Outubro Rosa: ação em Marataízes oferece exames e orientações para mulheres

De acordo com a Secretaria, as ações serão realizadas em locais estratégicos, onde há maior concentração desse público, com foco no acolhimento humanizado, na escuta qualificada e na oferta de serviços essenciais de saúde. A primeira atividade acontece na próxima terça-feira (28), às 8h, no Centro Pop, localizado no bairro Divino Espírito Santo.

A ação contará com o apoio do Carro Rosa, unidade móvel da Secretaria de Saúde. Durante o atendimento, as equipes do Consultório na Rua realizarão anamnese, coleta do exame citopatológico (Papanicolau) e encaminhamentos médicos quando houver necessidade de acompanhamento complementar.

O Consultório na Rua de Vila Velha atua de forma itinerante, atendendo pessoas em situação de rua e vulnerabilidade em diversos pontos da cidade. O serviço oferece atendimento multidisciplinar, com foco em doenças crônicas, saúde mental, redução de danos, prevenção e tratamento de hanseníase e tuberculose, além de vacinação e testes rápidos.

Com o projeto “Ponte de Cuidado”, a Prefeitura reforça o compromisso com a promoção da saúde feminina e o acesso igualitário aos serviços públicos, garantindo que mulheres em situação de rua tenham o acompanhamento necessário para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.