Espírito Santo

Programa Sementes é indicado ao maior prêmio de inovação do Brasil

O prêmio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) destaca lideranças, organizações e projetos que impulsionam o ambiente de inovação no Brasil.

programa sementes
Foto: Divulgação/Sementes

O Programa Sementes, criado pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), foi indicado ao Startup Awards 2025. O prêmio é o mais importante reconhecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo do país.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Assim, em sua 13ª edição, o prêmio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) destaca lideranças, organizações e projetos que impulsionam o ambiente de inovação no Brasil. Nesse sentido, o Sementes foi indicado pelo voto popular nas categorias “Educação” e “Apoio ao Ecossistema”. As modalidades valorizam iniciativas voltadas à formação de empreendedores, geração de conexões e promoção de capacitações transformadoras.

Leia também: Startups do Programa Sementes participam da Maratona NISA 2025

O processo

O processo de seleção inclui uma etapa de indicações abertas ao público e, em seguida, a votação de um júri composto por especialistas do setor. Em seguida, cada jurado avalia as dez iniciativas finalistas de cada categoria, considerando critérios técnicos e o impacto real no ecossistema nacional.

Logo, a indicação reforça o reconhecimento do Sementes como uma das políticas públicas mais consistentes do país no fomento ao empreendedorismo inovador. Isso porque, com ações de formação, aceleração e acompanhamento de startups, o programa tem estimulado o surgimento de novos negócios e consolidado o Espírito Santo como referência em inovação e desenvolvimento sustentável.

A coordenadora do programa, Jamylly Caran, destacou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo e estruturado.

“Ser indicado ao Startup Awards é mais do que um reconhecimento: é a prova de que o Espírito Santo está no radar da inovação nacional. O Sementes nasceu para formar, conectar e fortalecer empreendedores, e hoje colhe os frutos de uma trajetória construída com propósito e colaboração”, afirmou.

O secretário de Estado da Secti, Bruno Lamas, ressaltou a importância da conquista para o posicionamento do Espírito Santo no cenário nacional.

“O Sementes é uma referência em política pública inovadora. O que construímos aqui serve de modelo para o Brasil — um ecossistema baseado em colaboração, educação empreendedora e valorização do talento capixaba. Essa indicação mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

Sobre o Programa Sementes

Coordenado pela Secti, o Programa Sementes é a maior iniciativa de fomento à inovação no interior capixaba. Atualmente, apoia 50 startups desde a fase de ideação até a aceleração, oferecendo aporte financeiro, mentorias, capacitações e acesso a redes estratégicas de parceiros e investidores.

O programa atua em nove municípios da Bacia do Rio Doce, estimulando o empreendedorismo, a integração entre governo, academia e setor produtivo, e consolidando o Espírito Santo como um território fértil para a inovação.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.