Temporal causa estragos em Muniz Freire
Temporal com granizo causa estragos em Muniz Freire e mobiliza equipes da Prefeitura; igrejas abrigam famílias e Gabinete de Crise coordena ações de emergência.

Muniz Freire registrou fortes estragos após o temporal que atingiu o município no início da noite desta terça-feira (4). Desde os primeiros momentos, equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outras pastas atuam em regime de emergência para atender os moradores e avaliar os danos provocados pela chuva.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com a Prefeitura, não há registro de vítimas. O número de famílias desalojadas ou desabrigadas ainda está sendo levantado. Para acolher quem precisou deixar suas casas, foram disponibilizados dois pontos de abrigo: a Igreja Presbiteriana e a Igreja Católica da Sede, que abriram suas portas para oferecer um local seguro às famílias afetadas.
Leia mais: Prefeitura de Muniz Freire decreta luto após morte de servidor
A área mais atingida foi a Sede do município, onde houve queda de granizo, destelhamento de casas, alagamentos, queda de árvores, muros e postes de energia elétrica, além de prejuízos em prédios públicos e privados. Nos distritos, os danos foram menores, mas houve interrupção no fornecimento de energia elétrica entre 18h e 00h.




Nas rodovias ES 181 (que liga Piaçu à BR-262 e Alegre) e ES 379 (entre Iúna e a Sede), equipes já trabalham na desobstrução de vias após quedas de árvores e pontos de alagamento.
Entre as principais ocorrências registradas na Sede estão:
Queda de muro na Câmara Municipal e na rua da Santa Casa, com bloqueio temporário do acesso;
Alagamentos pontuais nas vias de acesso a Alegre e Piaçu;
Danos estruturais na sede da APAE;
Escola Lia Terezinha – suspensão das aulas no período da manhã desta quarta-feira (5), com retorno previsto para o turno da tarde;
Jardim de Infância Municipal – registro de queda de árvores e telhas de zinco;
Bairro Santa Terezinha – queda de poste de iluminação pública.
A sede da Prefeitura também foi atingida, com danos em janelas e no Data Center, que abriga o sistemas de informação do municipais, não tendo dano.
A sede da Prefeitura também foi atingida, com danos em janelas e no Data Center, onde ficam os sistemas de informação municipais, mas sem prejuízo operacional.
Assim que o temporal começou, o prefeito Dito Silva instalou o Gabinete de Crise, coordenando as ações emergenciais e de apoio à população. Ele também recebeu ligações de solidariedade do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, do deputado estadual Dary Pagung e da secretária de Governo Emanuela Pedroso, que colocaram o Governo do Estado à disposição para auxiliar o município.