Marataízes

Após parecer do TCE-ES, vereadores devem rejeitar contas de Tininho

Segundo o parecer do relator, Tininho utilizou verbas dos royalties em despesas não permitidas por lei, como o pagamento de auxílio-alimentação a servidores, o que configura desvio de finalidade

Tininho Batista
Foto: Reprodução | Redes Sociais

A Câmara de Vereadores de Marataízes deve votar nesta terça-feira (11) as contas do ex-prefeito Tininho Batista, referentes ao exercício de 2022. O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recomendou a rejeição das contas por irregularidades consideradas graves na aplicação dos recursos públicos, especialmente dos royalties do petróleo.

De acordo com o relatório do conselheiro Sérgio Aboudib Ferreira Pinto, Tininho utilizou verbas dos royalties em despesas não permitidas por lei, como o pagamento de auxílio-alimentação a servidores, o que configura desvio de finalidade. Esses recursos possuem destinação específica e não podem ser usados para custear gastos com pessoal.

Leia também: Assembleia começa a discutir Orçamento do Espírito Santo para 2026

O Tribunal identificou que gestões anteriores, em 2018, 2020 e 2021, também cometeram o mesmo tipo de irregularidade. Somando todos os períodos, incluindo 2022 e 2023, o montante de recursos aplicados de forma indevida chega a R$ 151,9 milhões.

Parecer do MPC também recomenda rejeitar as contas

O Ministério Público de Contas (MPC) acompanhou o entendimento do TCE e também recomendou a rejeição das contas. Para o procurador Luis Henrique Anastácio, houve desrespeito à Lei 7.990/1989, que regulamenta o uso dos royalties do petróleo, além de falhas na gestão orçamentária, renúncia de receitas sem transparência e erros contábeis em registros de precatórios.

No entanto, apesar da gravidade das constatações, o Ministério Público e o Tribunal de Contas reconheceram que o município não teria condições de devolver integralmente o valor. Inclusive, os órgãos sugeriram que o ressarcimento ocorra de forma parcelada para evitar prejuízos aos serviços públicos.

Tininho Batista articula apoio

Nos bastidores, Tininho Batista tem articulado apoio entre vereadores para tentar evitar a reprovação. A movimentação tem gerado tensão no Legislativo. No entanto, a expectativa é que a maioria dos parlamentares siga o parecer técnico dos órgãos de controle e vote pela rejeição das contas.

Portanto, a decisão da Câmara pode definir o futuro político do ex-prefeito. Isso porque se a Câmara reprovar as contas, a Lei da Ficha Limpa tornará Tininho inelegível nas próximas eleições.

Com informações do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.