Cultura em Toda Parte leva shows e oficinas a Patrimônio da Penha
Programação gratuita reúne música, teatro, cultura popular e oficinas formativas em Divino São Lourenço.

A quarta edição do Cultura em Toda Parte – regiões Sul e Central inicia sua rota cultural por Patrimônio da Penha, em Divino São Lourenço, com dois dias de atrações gratuitas. A programação ocorre na sexta-feira (28) e no sábado (29), reunindo apresentações musicais, teatro, cultura popular e ações formativas voltadas aos moradores da região.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO projeto é coordenado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e executado em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Divino São Lourenço e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Leia também: Capixaba Raros disputa prêmios no Rio Webfest 2025
Atrações começam na sexta-feira
A programação será realizada no Parque de Exposição de Patrimônio da Penha. As atividades começam às 18h30, com a apresentação dos alunos do curso “Dinâmica Corporal em Cena”, ministrado por Markus Konka. Em seguida, o músico Samir Carim sobe ao palco com o show Toca o Xote Aê.
Contudo, a noite se encerra com a banda Terra Sem Males, formada por Flávio Gomes, Guilherme Caldas, Tiaya Godoy e pelo convidado Vinícius Sette. O grupo apresenta canções do EP Passarin Cantô, lançado no primeiro semestre de 2025.
Sábado terá cultura popular, MPB e reggae
No sábado (29), a abertura fica por conta do grupo Bate-Flecha Simão Pedro, da comunidade rural de Limo Verde. Com tarol, bumbo, pandeiro, tabaca e flauta, a apresentação reúne crianças e adultos.
Logo depois, o cantor Fernando Zorzal, acompanhado do violonista Daniel Silva, apresenta o show “10 Anos de Canções”, que celebra uma década de sua trajetória autoral.
Além disso, a programação segue com a banda Alldeia, trazendo o show O Reggae das Montanhas do Caparaó, e com o artista Joaoeascoisasnaoessenciais, que apresenta canções do álbum Imerso e de outras fases da carreira.
O encerramento será comandado pela DJ Águas Cristalinas, que prepara um set com french house, dance, techno leve, brasilidades, jazz groove e reggae.
Formações culturais movimentam a comunidade
Além das apresentações, o Cultura em Toda Parte dedica espaço à formação artística. De 24 a 28 de novembro, o ator Markus Konká conduz o curso “Dinâmica Corporal em Cena”, no CRAS de Divino São Lourenço, voltado a pessoas acima de 60 anos e usuários do serviço.
Contudo, na sexta-feira (28), duas oficinas completam o cronograma. Pela manhã, a artista visual Ligia Sancio ministra Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar na EMEIEF Allan-Kardec Bitencourt Dias, exclusivamente para alunos da escola.
À tarde, a professora e atriz Renata Piona conduz a oficina Jogos e Sentidos na Brinquedoteca Comunitária Curumim.
Patrimônio da Penha: porta de entrada para o Caparaó
Localizado aos pés do Parque Nacional do Caparaó — onde está o Pico da Bandeira — o distrito de Patrimônio da Penha oferece trilhas, hospedagens, gastronomia e atrações naturais como as cachoeiras do Granito, Alta e Andorinhas. É um dos destinos mais procurados por turistas que buscam contato direto com a Mata Atlântica.
Caravana segue para outros municípios em 2025 e 2026
Assim, após passar por Divino São Lourenço, a caravana cultural segue para Muqui, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em 2026, o roteiro inclui Iriri, Piúma, Santa Leopoldina, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Muniz Freire, Domingos Martins e São Roque do Canaã.
Dessa forma, cada município receberá apresentações de diferentes linguagens artísticas, além de uma Feira de Economia Criativa com produtos culturais, artesanato e gastronomia local.
Com informações da assessoria de imprensa.