Política Regional

Dr. Bruno defende expansão do saneamento para reduzir internações no ES

O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para discutir avanços e desafios da área.

Grupo de autoridades e especialistas posa para foto durante o 1º Fórum de Saneamento, em Vitória. Ao centro está o deputado Dr. Bruno Resende, ao lado de representantes do MPES, Tribunal de Contas e ABRASAN.
Foto: Thalles Thompson

O deputado Dr. Bruno Resende, que preside a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, defendeu novos investimentos em saneamento básico durante o 1º Fórum de Saneamento, realizado nesta terça-feira (25), no auditório do Ministério Público do Espírito Santo, em Vitória. O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para discutir avanços e desafios da área.

Promovido pela Associação Brasileira de Saneamento (ABRASAN) em parceria com o MPES, o evento propôs um debate aprofundado sobre os quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. A organização destacou que a iniciativa busca alinhar práticas locais ao Novo Marco Legal do Saneamento.

Leia também: Câmara de Presidente Kennedy confirma abono para servidores; veja o valor

Ao abrir o fórum, Dr. Bruno Resende afirmou que o tema é diretamente ligado à saúde pública. Segundo ele, ampliar o acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto reduz doenças, internações e pressões sobre o sistema de saúde. O parlamentar também ressaltou avanços do Espírito Santo no setor, citando dados do Instituto Jones dos Santos Neves e do IBGE. Atualmente, 84,3% dos domicílios capixabas recebem água pela rede geral, acima da média nacional. Porém, ainda há desafios: cerca de 1,6 milhão de moradores não têm coleta de esgoto e outros 628 mil vivem sem água tratada.

Dr. Bruno quer ampliar políticas públicas

Dr. Bruno declarou que pretende apoiar políticas públicas que incentivem investimentos e reforçou que o Estado pode ampliar seu protagonismo na área, desde que haja planejamento e integração entre os órgãos responsáveis.

O presidente da ABRASAN, Demétrius Gonzalez, afirmou que o fórum representa um marco para o Espírito Santo. Além disso, destacou a necessidade de ações conjuntas para modernizar o setor e garantir sistemas mais resilientes. Para ele, o diálogo entre governo, especialistas e sociedade é essencial para melhorar a qualidade de vida da população.

A abertura do evento contou ainda com a promotora de Justiça Sabrina Fajardo, da Coordenadoria Temática de Saneamento do MPES; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner; e a representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Lígia Araújo.

Com informações da assessoria de imprensa.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.