Cidades

Emergência em Muniz Freire: Governo Federal reconhece situação calamitosa

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após o forte temporal que atingiu o município no início do mês

Um grupo de agentes da Defesa Civil e outras pessoas observa os estragos causados pelo desabamento de parte de uma estrutura sobre um carro prata. O veículo está gravemente danificado, coberto por destroços de tijolos e telhas. A cena ocorre ao lado de um prédio, cuja parede também apresenta danos e fiações caídas. O chão está repleto de entulhos.
Foto: Divulgação

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em Muniz Freire.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após o forte temporal que atingiu o município no início do mês e provocou prejuízos superiores a R$ 40 milhões apenas no setor agrícola.

Leia também: Moradores de Muniz Freire ganham linha emergencial com juros zero após chuvas

Com o reconhecimento federal, a prefeitura está autorizada a solicitar recursos emergenciais para ações de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os valores também poderão ser destinados à reconstrução de estruturas públicas danificadas e à recuperação de áreas atingidas pelas chuvas.

Segundo o MIDR, os pedidos deverão ser encaminhados pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisará os planos de trabalho, metas e valores solicitados. Após aprovação, uma nova portaria será publicada no DOU com a quantia liberada.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.