Rio Muqui sobe e deixa moradores em estado de alerta após chuvas intensas
A cidade está sob alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

O Rio Muqui amanheceu com volume elevado nesta quarta-feira (17) após as fortes chuvas registradas durante a madrugada e início da manhã no município de Muqui. A elevação do nível do rio deixou moradores em estado de alerta, principalmente aqueles que têm residências em áreas ribeirinhas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA cidade está sob alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os municípios do Sul do Espírito Santo e Caparaó.
Leia também: Forte temporal deixa ruas alagadas em Muqui; veja vídeo
De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil do Espírito Santo, o Estado está sob um novo aviso de temporais provocado pelo avanço de uma frente fria. Ao longo desta quarta-feira (17), o sistema deve reforçar as áreas de instabilidade, com previsão de chuva forte e frequente, acompanhada de raios e rajadas intensas de vento. As regiões Sul, Caparaó, Serrana e Oeste estão entre as mais impactadas.
O alerta é ainda maior para municípios que fazem divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Nesses locais, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em um período de 24 horas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e transbordamento de rios. As rajadas de vento também preocupam, com velocidades estimadas entre 50 e 70 quilômetros por hora.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais, evitar áreas de risco, não atravessar trechos alagados e redobrar a atenção em caso de sinais de deslizamentos ou elevação rápida de rios e córregos. Em situações de emergência, o recomendado é acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento.