Espírito Santo

Penha Peregrina leva fé a cidades e penitenciária do ES em 2026

 A Festa da Penha 2026 será realizada entre os dias 5 e 13 de abril e é considerada a terceira maior celebração mariana do Brasil.

Penha Peregrina Festa da Penha 2026
Foto: Divulgação

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha vai percorrer municípios da Grande Vitória, cidades do interior e até uma unidade prisional durante a Festa da Penha 2026.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Desse modo, a iniciativa integra a programação oficial da maior celebração religiosa do Espírito Santo e amplia o alcance da devoção à padroeira capixaba, levando fé e acolhimento a quem não consegue participar das celebrações no Convento.

Leia também: Vai à sanção projeto que reconhece Festa da Penha como manifestação cultural nacional

Nesse sentido, ao longo do período festivo, a chamada Penha Peregrina reforça o caráter missionário da Festa da Penha. Dessa forma, a proposta aproxima a padroeira das diferentes realidades sociais e humanas.

Isso porque alcança comunidades urbanas, rurais, forças de segurança, pessoas em situação de rua e internos do sistema prisional. Assim, a devoção ultrapassa os limites do santuário e se faz presente no cotidiano do povo capixaba.

Festa da Penha 2026

 A Festa da Penha 2026 será realizada entre os dias 5 e 13 de abril e é considerada a terceira maior celebração mariana do Brasil.

Assim, durante nove dias, fiéis participarão de momentos de oração, pedidos, agradecimentos e manifestações de fé. A programação reúne mais de 40 missas, 14 romarias e atividades culturais que culminam no Dia da Padroeira.

Programação

A agenda da Penha Peregrina começa no dia 6 de abril, às 9h, na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. O encontro integra o 2º Dia do Oitavário e tem como foco a proximidade com pessoas em situação de rua.

Assim, no dia seguinte, 7 de abril, também às 9h, a imagem segue para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Alfredo Chaves, com reflexão voltada às comunidades rurais.

Na quarta-feira, 8 de abril, a imagem chega à Capelania Militar, no Quartel da Polícia Militar, às 11h30. O tema destaca aqueles que atuam na manutenção da ordem social e da paz, seguido de missa ao meio-dia.

Por outro lado, já na quinta-feira, 9 de abril, às 9h, a Penha Peregrina visita a Paróquia Santa Rita, em Vila Velha, levando mensagem de concórdia e esperança.

A programação segue na sexta-feira, 10 de abril, com a visita à Unidade Penitenciária Estadual de Vila Velha VI, no bairro Xuri.

Desse modo, a presença da imagem junto aos internos reforça o compromisso da Festa da Penha com a dignidade humana e com a ação pastoral em ambientes de maior vulnerabilidade social.

O guardião e reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, destaca que a Penha Peregrina expressa, na prática, o espírito da celebração.

“A iniciativa fortalece os laços de fé, solidariedade e esperança ao se fazer presente em diferentes territórios do Espírito Santo”, reforça.

“Fazei de nós instrumentos da paz”

A Festa da Penha 2026 traz como tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, inspirado na espiritualidade franciscana e nos 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis.

Desse modo, a proposta convida os devotos a assumirem uma postura ativa de reconciliação e diálogo. Para Frei Gabriel, o tema também preserva a memória do santuário, reconhecido como Castelo da Paz desde o século XVII.

Além das celebrações religiosas, a programação inclui shows de Eliana Ribeiro, no dia 12 de abril, e Thiago Brado, no encerramento, em 13 de abril.

O calendário ainda confirma o tradicional “Toda Terça Tem Terço” e as 14 romarias que expressam a diversidade da devoção mariana, reunindo homens, mulheres, jovens, famílias, ciclistas, militares e fiéis de várias dioceses capixabas.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.