Espírito Santo atinge 600 prisões com reconhecimento facial
O resultado reforça o investimento contínuo do governo estadual em tecnologia e inteligência para o enfrentamento da criminalidade.

O Espírito Santo atingiu, nesta terça-feira (13), a marca de 600 prisões realizadas com apoio da tecnologia de reconhecimento facial. As forças de segurança utilizam o sistema integrado às câmeras de videomonitoramento como parte das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Assim, o resultado reforça o investimento contínuo do governo estadual em tecnologia e inteligência para o enfrentamento da criminalidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA prisão de número 600 ocorreu na Rodoviária de Vitória, durante uma ação integrada do Núcleo de Intervenções Rápidas, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e da Guarda Civil Municipal de Vitória. Desse modo, as equipes localizaram o suspeito após o sistema identificar o rosto do indivíduo, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
Leia também: Roubo de veículo em Cachoeiro termina com Hilux recuperada
Desde junho de 2024, o Estado já havia contabilizado 599 capturas com o uso da ferramenta. Dessa forma, com a ocorrência registrada nesta terça-feira, o número foi atualizado e consolidou a eficiência do reconhecimento facial como instrumento estratégico da segurança pública capixaba.
40 totens de segurança
Atualmente, o Espírito Santo conta com 40 totens de segurança em funcionamento e 1.468 câmeras de cerco inteligente. Desde agosto de 2022, o sistema já viabilizou a apreensão de 1.808 veículos. As ocorrências se distribuíram ao longo dos anos, com registros em 2022, 2023, 2024, 2025 e 2026.
As prisões realizadas por reconhecimento facial envolvem crimes como pensão alimentícia, tráfico de drogas, roubo, homicídio, furto e estupro. Do total de capturas, a maioria ocorreu em ações da Polícia Militar, seguida pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp e pelas guardas municipais de Vitória, Cariacica e Vila Velha.
Os totens de segurança também apresentam resultados relevantes. Desde o início da operação, em agosto de 2025, o sistema registrou milhares de acionamentos e ocorrências, reforçando a presença do Estado em áreas estratégicas.
Com informações do Governo do Espírito Santo